Alteração no acesso aos classificados

Discussão em 'Sugestões e Questões relativas ao Fórum' iniciada por Luka, 4 Agosto 2006.

Estado do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. euonline

euonline Veterano PCDIGA

Registo:
    20 Novembro 2005
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Planeta Terra
    AMEM :venerar:

The last Lan, LOOOL. tá bem visto :D
    Última edição: 14 Julho 2010
  2. Lord Paulus Cobris

Lord Paulus Cobris Suspenso

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Portugal - A Republica das Bananas
    Boas Racpu,
    Não sei se já reparaste, mas se fizeres logout, a secção de classificados fica indisponível para consulta...

Não sei se foi propositado ou não, mas parece-me que poderia ficar disponível para ser consultada.

Concordo com o facto de só poder-se colocar tópicos de venda, com X numero de posts e claro registado.

Agora para consulta deveria ser livre para todos!
    Detectei esta situação, porque á pouco disse a um colega de trabalho, que tinha um pc para venda, e dei-lhe o link para ele ver...

E qual é o meu espanto quando ele diz que não consegue ver o tópico.
    Disse-lhe para se registar, e mesmo depois de registado continua a não ver a parte dos classificados...

Parece-me um pouco excessivo e algo que até nem acontecia antes...

Podes ver esta situação?

Obrigado,

LPC
  3. Wolfskin07

Wolfskin07 Membro PCDIGA

Registo:
    4 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Amadora
    O facto de conseguires ver os Classificados não estando loggado derrota o requesito imposto para teres acesso.

Precisas de X de posts e estatuto Y para teres acesso aos classificados e depois fazias logout, ias ver os classificados e loggavas-te para mandar PM e fazer negócio na mesma. Penso que não fazia sentido. Corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira.

Cumps,

Wolfskin07
  4. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas...

Basta ver que a maioria dos visitantes não estão registados ou não se logam...
    Actualmente temos 18 e muitos é staff...

Parece-me a mim que tal não derrota nada...
    A ideia é usarem o fórum e irem eventualmente depois usar a loja correcto?

Sempre foi como disse á vários anos... e tendo em conta que me parece que o fórum não tem crescido em termos de users, acho que ao tornar ainda mais repressivo, ainda vai acelerar o êxodo...

Mas isto sou eu... que até ando neste mundo á muitos anos... mas que sei eu?....

Cumprimentos,

LPC

PS: O que eu falo é ver os tópicos, não COLOCAR novos tópicos na parte de classificados... A não ser que agora ver ou contactar o utilizador seja um crime...
    Última edição: 17 Julho 2010
  5. Wolfskin07

Wolfskin07 Membro PCDIGA

Registo:
    4 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Amadora
    Não estás a perceber.

Se temos restrição de acesso aos classificados é para impedir que um user novo aceda de qualquer forma, seja visualizar ou postar, aos classificados. O facto de permitirmos aos visitantes A.K.A. users que não têm registo ou que não estão loggados visualizar os Classificados derrota por completo o que se está a tentar fazer.

Em nenhum outro fórum os "caloiros" ou visitantes têm acesso, seja ele qual for, à área de classificados por isso não sei porque haveria de ser diferente aqui.

Cumps,

Wolfskin07
  6. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Bem...
    Pelos vistos tu é que não estás a perceber a "big picture" aqui...

Os classificados servem no fundo de reciclagem de material para quem compra material novo... (ou seja os que podem comprar material na loja).
    Se reparares os "gurus" desta loja, tem desaparecido todos...

Já não existe motivação para continuar a investir, porque também muitas coisas estão mal neste fórum...

- Desde falta de posters de noticias
    - falta de material novo para se falar
    - falta de aposta em reviews da loja
    - Inibição de ver classificados para ajudar na renovação do material e pressupõe a compra de novo na loja
    - vai tudo de mal a pior e isto acontece devido á falta de orientação de quem gere os foruns/loja.

Quem já vem de longe quer nesta loja, ou mesmo de outros fóruns, vê que existiu á 5 anos um pico nos fóruns, e agora tem vindo a decair...

Achar que os classificados é um luxo... é a maior estupidez que já vi...
    Deveriam era pensar no sentido, que serve de reciclagem e motor á divulgação da loja e possível compra de novo material...

Ainda não repararam como vai por baixo o movimento de utilizadores neste fórum?...
    Acham normal que assim o seja?

Outras lojas também começaram com grandes fóruns e depois com gestões incompetentes, staff não muito melhor e medidas cada vez menos realistas, tornaram esses fóruns insignificantes...

E a não ser que se tomem novas medidas, este fórum irá pelo mesmo caminho.

Cumprimentos,

LPC
  7. ChesterLP

ChesterLP Always here to help! Veterano PCDIGA

Registo:
    17 Junho 2006
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    Maia
    Dizer que o menor movimento de utilizadores é devido aos classificados estarem vedados aos novatos é completamente ridículo.

Os classificados são um extra do fórum para users assíduos e que contribuem activamente para o mesmo.
    É óbvio que a permissão de acesso a classificados a qualquer um iria trazer problemas, aliás, tivemos um problema de configuração há uns meses que fez com que isso acontecesse e acabaram por existir imensos problemas de negócios que correram mal.

O que se quer nesta comunidade é users fiéis à loja e ao fórum e não users ocasionais que apenas o usem como maneira de promover o seu próprio negócio.

Penso que a abertura dos classificados a toda a gente é uma das medidas mais descabidas que poderíamos tomar.
  8. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas!
    Já agora explica-me o que é que o fórum então tem de especial, para puxar os utilizadores a cá ficarem?
    Já ando cá á tempo suficiente para perceber o que é que faz um fórum "tick", e actualmente as coisas não estão muito famosas...

Longe estão os dias de muito material novo, e muitos utilizadores experientes aqui a partilhar as suas experiências...
    Agora é o que se vê...

Cumprimentos,

LPC
  9. ChesterLP

ChesterLP Always here to help! Veterano PCDIGA

Registo:
    17 Junho 2006
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    Maia
    Certamente que não vai ser a abertura dos classificados que os vão chamar, são coisas completamente distintas. Quanto ao resto das decisões, remeto-as para a administração da loja, visto serem tomadas por eles e serem eles os principais interessados. :thumbsup:
  10. Mbmrtns

Mbmrtns Veterano PCDIGA

Registo:
    20 Abril 2008
    Likes Recebidos:
    263
    O que me parece ser um dos principais problemas do forum é a denotada infantilidade e arrogância proveniente de alguns recentes utilizadores que "policiam" qualquer opinião contrária às suas. Nada que um ban não resolva.

De resto, percebo o ponto de vista do Lord, mas tal como o Wolf disse, se banalizarem o acesso aos classificados, a segurança que faz a maioria dos users honestos vender e comprar material neste forum, desaparecia:thumbsup:

Fomentar a criação de reviews por parte da loja, seria uma medida com tudo para ser eficaz, mas claro, não sei se tal será exequível.
  11. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas Chester...
    Então explica-me lá o que é que irá puxar o ppl ao forum?

Os produtos novos que não estão todos no forum é que o ppl pode ver no site?
    As noticias sempre actualizadas no forum?

O quê então?

Tá visto que não conheces a realidade dos foruns, e como no tempo das vacas gordas, as vendas dos classificados ajudaram a vender mais nas lojas e a ter aqui os seus "gurus" residentes...

Quem o viu e quem o vê....
    E podes pensar "aquele gajo é só embirrar...", mas não... é por eu gostar desta casa que faço um "wakeup call", a quem aqui manda nisto...

Libertem-se do peso morto e dos incompetentes enquanto é tempo...
    Para mim é igual eu como comprador tanto compro aqui como numa qualquer outra loja...

Agora talvez quando "abrirem" os olhinhos a coisa já estará muito para baixo para se poder levantar de novo...

Cumprimentos,

LPC
  12. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas!

Falsa questão...
    Já existia sistemas de feedbacks bem antes de alguém aqui achar que seria "cool" meter um sistema integrado no nick...

São os classificados que motorizam as reciclagens de material... É bom para quem vende que vai comprar mais á loja, é bom para quem compra, que pode assim ter material bom a menor custo.

Só quem não percebe a mecânica da coisa é que pode dizer parvoíces como já foram aqui ditas...

Mas pronto agora teria que vos dar um curso sobre gestão empresarial...

Cumprimentos,

LPC
  13. Mbmrtns

Mbmrtns Veterano PCDIGA

Registo:
    20 Abril 2008
    Likes Recebidos:
    263
    Não me referi aos utilizadores com feedback onde quer que seja.

Pelo que conheço de fóruns com os classificados liberalizados, poucos são os que tem largo sucesso, quando tal acontece, é por uma conjugação de outros factores, como suporte e entreajuda de qualidade.

Parece-me que centrar as atenções na dinamização de actividades entre os membros, numa maior participação do staff e quiçá criar um sistema de "reviews" seriam medidas mais eficazes do que apenas a liberalização dos classificados.

Mas claro, o mercado é incerto, talvez um período de experiência não fosse mal pensado.

cumps
  14. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas...
    Eu é que me referi a isso...

O sistema auto-regulado de classificados com uma presença mínima de moderação, sempre funcionou... e tendo em conta que este fórum nem tem muito movimento, seria muito simples manter a coisa a funcionar.

Vi que e registaste em 2008, não sei se já cá andavas antes... mas eu ando aqui desde 2004 e já muito muitas alterações neste fórum.

Umas para melhor outras nem por isso.
    Como tal, aponto um caminho que poderá ser o mais certo para revitalizar isto...

Pois tal como disse á pouco... que motivos existem para cá vir? LOL...

Cumprimentos,

LPC
  15. Psymafi

Psymafi Membro PCDIGA

Registo:
    19 Março 2010
    Likes Recebidos:
    40
    Localidade:
    Riachos - Torres Novas
    Boas LPC, também entendi o teu ponto de vista e de facto haver acesso á VISUALIZAÇÃO dos classificados por parte de novos users e visitantes não era má ideia, mas teriam que ser mais rigidas as medidas para o acesso aos mesmos.

O que o Mbmrtns se estava a referir é á questão dos useres de mais idade e experientes se estarem a ir embora, claro que uns por motivos pessoais, mas outros é por não terem a " Pachorra" como disseste e bem, para aturar desaforos e a arrogância por parte de alguns users, o forum serve para partilharmos experiencias e conhecimentos uns com os outros e debatermos assuntos construtivamente e não destrutivamente como já se viu.
    cumprimentos :thumbsup:
  16. Mbmrtns

Mbmrtns Veterano PCDIGA

Registo:
    20 Abril 2008
    Likes Recebidos:
    263
    Compreendo o teu ponto, é tudo uma questão de teste, uma coisa está vista, algo precisa de ser feito, o que já é positivo:thumbsup:

Motivos..

Para quem não pensa em vir aqui com a mera intenção de comprar/vender existem.

Pessoalmente, frequento o fórum:

1º Porque gosto da loja e em circunstância alguma tive qualquer motivo de insatisfação;

2º Por natureza ou não, gosto de ajudar quando posso ou as minha capacidades o permitem, portanto, não me importo de despender 5min a ajudar pessoal quer no suporte técnico quer na montagem de configurações;

3º O fórum com muita ou pouca actividade é sempre um local de aprendizagem, e nestas matérias há sempre algo que falha e que se vem a adquirir quer por via de sugestões, de dúvidas, etc;

4º Esta casa muito por diversos users que a frequentam, incluindo staff, transborda competência, portanto, em caso de dúvidas etc, é sempre um óptimo local para as expor;

www.pcdiga.net + enter acaba por ser também uma rotina:D
  17. MAXLD

MAXLD Veterano PCDIGA

Registo:
    5 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    C.Branco
    Acesso é diferente de simples visualização. ;) Compreende-se que haja limitações iniciais para "uso"/"criação de tópicos"/"uso de PMs" para filtrar alguns users... mas hoje em dia (com o mercado meio adormecido) os classificados podem fazer parte da engrenagem que fazem o fórum ter coisas novas para ver, ter motivos para o pessoal vir cá ver o que há de novo. Depois alguns ficam, registam-se e eventualmente participam.
    Quando houve o "boom" dos fóruns de lojas, há pelo menos 5 anos, um dos atractivos destes fóruns de lojas era precisamente os classificados. E muitos que eram meros visitantes passaram a users mais tarde ou mais cedo. O facto de conseguirem negociar peças fazia também que ganhassem experiência pelas próprias mãos e ficassem mais agarrados às novidades de hardware.
    É normal que ao longo do tempo se tenha de aplicar regras nos classificados para filtrar maus negociadores... mas os feedbacks servem para isso mesmo. Além disso, quem negoceia material já nessa altura sabia que tinha de ter cautela quanto a certos negócios/vendedores. ;) No entanto tinha oportunidade de se iniciar rapidamente na rotina de compra e venda de material. Caso contrário, um PC sai muito caro para a maioria do pessoal... isso é claro como a água.

Resumindo: a limitação inicial de usar PMs até ter X posts/status é compreensível que se impusesse, mas o facto de poder ver as vendas/compras seria também um atractivo (pelo menos visual) para que users fizessem o esforço por visitar mais, participar e engrenar no sistema de vendas. Passar a ser user, mesmo só ocasional, já não é mau.

Para quem anda nesta área há muitos anos, a PCDiga (para além de loja), em termos de classificados tem sido (mais do que é agora) uma das três ou quatro referências nacionais. Mas quem se inicia agora dificilmente o sabe, e se alguém lhe diz, vê uma grande parede à sua frente. Pode-se argumentar que os outros também têm, mas isso não ajuda muito a ter alguma preferência ou destaque, certo? Não esquecer que os que são entusiastas hoje e largam euros na loja com material mais high end, a certo ponto foram iniciados também... a diferença é que nessa altura havia bem mais movimento e facilidade de engrenar.
    E tal como indicado atrás, há diversos casos em que outrora eram lojas c/ fóruns de topo (mais do que a Diga até), e que por descuido dos seus fóruns passaram à banalidade, hoje ninguém diria o sucesso que tinham na altura.
  18. Emanuel83

Emanuel83 Suspenso

Registo:
    23 Junho 2010
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Odivelas, Lisboa
    Eu acho que deveriam haver mais factores para libertar o acesso aos classificados. Eu por exemplo não tenho muitos posts porque ter muito tempo livre para andar em fóruns não é directamente proporcional à minha honestidade como comprador/vendedor.

Poucos posts, pouca participação, registo recente. No entanto se na PCDiga forem consultar as facturas que já paguei acho que era mais que legítimo ter acesso aos classificados. Não há nada que substitua a honestidade e integridade de uma pessoa observadas pessoalmente ao vivo e a cores. Nem uns meros 100 posts de internet...

Isto é só a minha opinião. Mas se tiverem a bondade de me dar acesso aos classificados... :thumbsup:
  19. Wolfskin07

Wolfskin07 Membro PCDIGA

Registo:
    4 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Amadora
    As regras têm que ser iguais para todos e o acesso aos classificados não é dado pelo volume de compras na loja, mas sim pela participação positiva no fórum.

Queremos encorajar as pessoas a serem activas e não apenas a verem o fórum como um local de despejo do material usado que querem vender.

Cumps,

Wolfskin07
  20. _SirO_

_SirO_ Membro PCDIGA

Registo:
    16 Dezembro 2004
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Aveiro/Pittsburgh
    O acesso aos classificados ha-de sempre ser um problema.

Claro que não é pelo número de posts que se avalia uma pessoa, mas a verdade é que ao colocar este entrave, os oportunistas, que apenas vêm cá para vir às compras, dificilmente vão ter paciência para cumprir os requisitos e o mais provável é seguirem caminho.

Acho que o sistema actual está bom...

Uma outra hipótese seria um sistema de recomendações, um user com menos que X posts e menos de X tempo que tivesse 5 recomendações de users "validados", sem feedback negativo e Y feedback positivo poderiam aceder aos classificados.

É uma ideia...
Estado do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)