Alteração no acesso aos classificados

Discussão em 'Sugestões e Questões relativas ao Fórum' iniciada por Luka, 4 Agosto 2006.

Estado do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. MAXLD

MAXLD Veterano PCDIGA

Registo:
    5 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    C.Branco
    Acho que essa do "aqueles que se dedicam muito aos usados" não é assim a melhor forma de se caracterizar users que defendem a ideia. É que boa parte deles que o têm vindo a fazer, são precisamente dos que mais participam no fórum e os que mais guita têm largado na loja ao longo dos anos (boa parte das vezes graças às vendas nos classificados do material usado que substituem nessas compras).

Ainda não deu para entender se a vossa intenção é evitar esses casos concretos ou se é evitar qualquer tipo de recuperação e crescimento... a ideia com que se fica é a de que o ideal era até anular os classificados para eliminar qq tipo de problemas, o que seria surpreendente.

Nem todos os novos users são propícios a serem maus negociantes e/ou idiotas que acusam a loja injustamente,
    Nem todos os actuais users que vão entretanto ganhando acesso a eles são propícios a ser automaticamente cumpridores e conhecedores de como as coisas são...

Sempre houve alguns cromos na vastidão de users que se registaram e participaram nos fóruns deste tipo ao longo dos anos, e embora essas situações relatadas sejam de facto estúpidas, o facto da loja (ou alguém q se assuma estar a representá-la) não dar antes valor ao facto de trocar material ser mais importante para a loja do que realmente alguns cromos aqui e ali ficarem com má impressão dela, é algo que não se entende.

Além disso, curiosamente, a zona de "Ajuda/Configurações PCDiga" (e "Produtos Pedidos") é talvez a que mais visualizações tem, por ter aconselhamento de material, e isso também não quer dizer que as pessoas depois de aconselhadas vão comprar logo e apenas na PCDiga (nem os não-registados/convidados que apenas lêem os tópicos). Também não é assim uma "verdade "la palice""...

E os casos em que as pessoas no meio da config pedem a opinião de um produto que não está à venda na PCDiga, mas que acharam interessante em specs ou reviews por aí? Se o material for melhor, acho que ninguém de nós honesto vai dizer que é melhor antes o material Y só porque é esse é o que está à venda na PCDiga... se se decidir pelo X, pode acabar por ir comprar não só o material X com o PC todo a outra loja, assim como o pode tentar encomendar ao Dima.

Se os classficados não garantem obrigatoriamente compras na loja, também não o faz a zona das configs... portanto pela lógica se calhar será melhor vedar essa zona a novos users e obrigá-los também a participar X posts antes de poderem pedir ajuda na escolha de material...

Abrir mais um pouco os classficados não era promessa de aumentar as vendas exponencialmente, mas era sim talvez o assegurar de mais algum movimento no fórum da loja, exposição a outros e ajudar a conseguir que façam upgrade... e podendo vocês aproveitar as novas visitas para... sei lá... usarem mais inteligente e frequentemente a zona dos "Produtos Novos" e "Pedidos" a favor da loja??

Há muito tempo isto aqui era uma boa ponte para a loja, e um fórum de informática em que se faziam crescer PC users e clientes**. Hoje em dia com a atenção que tem tido da vossa parte de há uns tempos para cá (tirando uma ou outra excepção), n parece que queiram que seja uma coisa nem outra... mais parece um incómodo para a loja e o seu facebook. Acho que a vossa teoria do conformismo não tem sido correcta...

** (Sim, porque ajudar a evoluir um novato a ser "PC user/entusiasta" é também ajudar a engrená-lo a vender usado para comprar novo, ou comprar parte do material usado quando a carteira aperta se precisar de guito para comprar a outra parte nova (setups) tal como todo nós fizemos e fazemos. Ninguém alguenta comprar PC's completos a cada upgrade ao longo do tempo, isto não é a treta da Apple)

Só tenho pena que os novos users que se têm registado ultimamemte e têm começado a participar não possam ser tão bem colhidos nesta casa como eram há uns anos, a eles acho que vocês lhes devem um pedido de desculpa por isso e um forte agradecimento por se darem ao trabalho de sequer se registarem. Se não o tivessem feito, certamente que as "stats" do fórum já teriam ditado o seu encerramento tal como outros casos da concorrência por iguais motivos de menosprezo do mesmo.

Eu pelo menos faço-o já: obrigado por virem, e principalmente continuem a evoluir como PC entusiastas tal como nós evoluímos quando nos registámos há praticamente 8~9 anos atrás.

PS: E nem estou a postar tudo isto por ser eu pessoalmente dos que mais recorre aos classificados, acho é mal que novos users não possam ter a oportunidade de fazer funcionar o esquema de upgrades habitual que suporta um PC entusiasta. É por essas e por outras que alguns dizem que PC fica muito caro... pudera... se não se vender usado, só resta fazer upgrade total e pagar a sarda toda (se é que vai sequer fazê-lo)... assim obviamente que fica caro.
    Também é verdade que o mercado está complicado por causa da economia, mas caramba, as altas regras que se impuseram no fórum foram em alturas de pico em tempos de melhor economia... ajustem-se as coisas à situação actual.
    Última edição: 9 Março 2013
  2. Lord Paulus Cobris

Lord Paulus Cobris Suspenso

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Portugal - A Republica das Bananas
    Boas!
    Bem MaxLD, fizeste um post á patrão!
    Nem eu conseguiria sintetizar de melhor forma o que eu também acho...
    Gostava que o Sr. Dima ou alguém realmente representante da loja, pudesse dar o seu contributo para a discussão.

E que me pudesse a mim explicar, em que sentido os utilizadores que queiram vender o seu material usado, para poderem comprar novo, prejudicam a loja em si...
    Gostava também de perceber quantos utilizadores que recorrem ás configurações que são feitas pelo inestimável mbmartins, são realmente adquiridas na PCDIGA, ou que são apenas usadas como referencia para a compra noutros lados.

Eu pessoalmente posso falar do meu caso, poderia comprar em qualquer uma loja de informática cá em PT ou até mesmo lá fora, no entanto tenho escolhido a PCDiga, para tal tenho usado os classificados para vender o meu material usado. Poderia ter usado outro lado qualquer, mas preferi beneficiar os utilizadores deste forum e a loja no geral...
    Pergunto-me faço mal em me dar a esse trabalho por cá? Não é importante a quem não possa comprar novo, poder pelo menos comprar usado? O que garante que esse utilizador que comprou componentes usados aqui, não compra o restante novo pela loja?

Ao contrário do que é dito, vejo uma grande relação entre os classificados e as lojas em si... Talvez porque existe vontade interna que isso aconteça...

Deixo-vos estes pontos de reflexão...

Com os meus melhores cumprimentos

LPC

PS: Como já foi dito... é nas alturas de dificuldades que as empresas devem ser dinâmicas ao ponto de saberem se ajustar ás realidades...
  3. Raptor84

Raptor84 Membro PCDIGA

Registo:
    6 Junho 2011
    Likes Recebidos:
    27
    Localidade:
    Porto
    Esta conversa dos classificados já cheira tão mal que até dói.
    Nem sei porque é que certo pessoal reclama, se têm thread de vendas aberta na ***** e afins. Há aqui pessoal que tem é prazer em criticar. Criticar todos criticam.
    Para mim era simples, acaba-se com os classificados aqui e ponto final.
    99% do pessoal que tem threads aqui abertas nos classificados tem também essas mesmas threads em outros fóruns e sites, portanto a "preocupação" de alguns é simplesmente criticar só por criticar.
    E está à vista de todos que há certos membros que gostavam de ser moderadores, e portanto preocupam-se em ir para o facebook da loja e para o fórum armarem-se em "rambos", fazendo "sugestões", quando o que eles querem é espicaçar quem está à frente disto.
    Os velhos do restêlo pensam que têm sempre mais voto na matéria que outros...mentalidades!
    Bom bom era o Dima vir aqui e colocar um ponto final nisto.

Eu sou dos que acha que se querem acesso aos classificados, tornem-se primeiro membros úteis! Se ficam chateados por isso, é porque só têm o objectivo de vir para aqui por causa dos classificados. Ponto final.
  4. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas Noites,
    Até se estava a ter uma discussão interessante e construtiva...

No entanto lanço-te um desafio... Se encontrares o meu tópico de venda noutro lado (quer seja nesse Zw... qualquer coisa ou noutro fórum qualquer), dou-te 100€.
    De resto penso que não entendeste o que se está aqui a tratar...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC
  5. Raptor84

Raptor84 Membro PCDIGA

Registo:
    6 Junho 2011
    Likes Recebidos:
    27
    Localidade:
    Porto
    LPC, muitos de nós já te conhecemos há imensos anos. Sabemos perfeitamente que tu antes de fazer "sugestões" para os interesses em geral, fazes sugestões para teu proveito próprio.
    Eu sei muito bem porque é que tu decidiste dar nova "chama" a esta discussão. Tu, eu, e muitos sabem, que tu ultimamente tens muito mais dificuldade para vender material nos classificados (é a crise!), e portanto queres que mudem as regras e que abram os classificados para todos, não propriamente para o bem do fórum em si, mas sim para TEU proveito, para muito mais gente ver a tua thread de vendas e assim a possibilidade de venderes ser maior. É essa a verdade!
    Todos nós sabemos como tu és, e portanto não adianta escamotiar isso.

É a tua forma de ser, tudo bem, mas aprende a respeitar também os outros. Já reparaste que muitas das sugestões que tens vindo a fazer ao longo do tempo, nem tu as aplicas na tua empresa?

Falta-te uma coisa, seres menos egocêntrico.

E olha que em tempos de crise, esta dei-te de borla ;)

Edit: Já agora, quando dizes que era bom os classificados abrirem para toda a gente pois a pcdiga podia vender mais...só uma perguntinha, vendias nos classificados e assim já podias contactar o senhor Samuel Belo para comprar coisas novas com desconto na pcdiga? Ah espera, esse senhor é da concorrência :)
  6. MAXLD

MAXLD Veterano PCDIGA

Registo:
    5 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    C.Branco
    Os velhos do Restêlo são dos que ainda se continuam a interessar por isto, que sugerem que os responsáveis actuais façam alguma coisa para contrariar um pouco o rumo que isto tem tomado, que contribuem para ajudar novos users, e ajudando a dar movimento pouco se lixando se tem ou não título de moderador.
    Mais vale sugerir e fazer crítica construtiva do que não querer saber ou ser lambe botas.

Concordo, acho que o Dima deveria tirar um tempo para avaliar o estado disto tudo e dar conta de como o fórum está chutado pra um canto. O que pretende ele (ou outro) fazer em relação a isso, não sei, mas ao menos sabia-se alguma coisa de quem realmente tem voto na matéria em termos de decisões.
    Isto dos classificados é apenas um dos problemas que ao longo do tempo foram surgindo. Quem segue este fórum desde há muito sabe certamente que não é uma mera questão de "economia" ou "os tempos são outros", quem contribui para passar essas mensagens num fórum destes, inclusivé em nome dela jogando com a reputação da loja, é como estar a dizer que este negócio está condenado e não vale a pena andar por aqui. Isto quando muitos se dão ao trabalho de registar e pedir ajuda para a compra do seu primeiro PC (ou primeiro PC Gaming), sendo eles potenciais candidatos a estáveis clientes & forum users que tomam o lugar de outros que já andam mais desligados.

Até pode não resultar o que se sugere, mas ao menos tenta-se lutar contra o estado passivo de alguns aspectos actuais.

Mas pronto, ergh, que se lixe, "... mentalidades".
  7. Peepshow

Peepshow Membro PCDIGA

Registo:
    2 Agosto 2012
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    Lisboa
    Com todo o respeito aqueles que pedem classificados abertos para todos, digo-vos que isso iria ser a desgraça para o fórum e para a loja em si.
    Eu sou moderador de um fórum de uma loja da concorrência, mais ou menos com o mesmo tipo de actividade da pcdiga (talvez a pcdiga tenha mais), e houve também lá quem sugerisse a abertura dos classificados para todos. Resultado: Descalabro total.
    Era users a criar contas clone para aplicar a artimanha "x" e "y", nós baníamos, quando fossemos a ver essa mesma pessoa já estava com outra conta a tentar enganar outros, enfim...era simplesmente desistir porque não lhes conseguíamos apanhar o resto.
    Isso de dizerem que classificados abertos para todos traz mais movimento para o fórum e vendas para a loja, é treta! Movimento para o fórum? Tinhamos lá membros com 200 posts, nesses 200 posts 100% eram nos classificados. Aliás, a secção dos classificados aumentou em flecha, mas era só "lixo" que andava lá, lixo impossível de parar pois podiam criar logo outra conta com acesso imediato aos classificados, e o restante fórum em si também não ganhava nada com isso.

Nunca se deve dar acesso fácil aos classificados! Temos de ver que há ladrões e há os que são fáceis de enganar. Com um sistema de registo fácil para os classificados, as coisas que por mais que se tente, não se conseguem controlar.

Sabem o que se ganhou por termos aberto os classificados para todos? Ganhámos cabelos brancos e gente a ligar para a tal loja a reclamar com o tipo X que vendou algo partido, ou que não pagou etc.
  8. p_c_sousa87

p_c_sousa87 Membro PCDIGA

Registo:
    3 Julho 2008
    Likes Recebidos:
    6
    Localidade:
    Cartaxo
    para mim esta bom como esta e pelo que tenho visto este forum tem de longe o melhor sistema feedback. o da ***** e da idade da pedra (pelo menos era nao sei se mudaram) e ou outros sao iguais.
    nem me dei ao trabalho de ler o que estao a criticar, mas queriam acesso aberto aos classificados? deve ser das coisas mais estupidas que ja li...
  9. FranciscoX

FranciscoX Membro PCDIGA

Registo:
    26 Dezembro 2012
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Lisboa
    Querem virar o fórum o site do OLX é? Está bem então........
    É que se querem ser enganados podem ir para lá, pois esse tipo de sistema que vocês sugerem aqui para o fórum, é um mimo para falcatruas...
    Eu não tenho ainda acesso aos classificados aqui do fórum, mas acho uma estupidez dar-se os classificados de mão beijada a quem se regista. Isso só traz lixo para o fórum. Temos vários exemplos por essa net fora.
  10. MAXLD

MAXLD Veterano PCDIGA

Registo:
    5 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    C.Branco
    Ninguém está a sugerir que se abra os classificados, sem qualquer tipo de limites e se retirem as regras, apenas que se aliviem um pouco as restrições pelo menos de visualização para que potenciais novos PC users percebam que ter PC não é apenas ter de comprar tudo à palete, e que facilmente podem conseguir fazer upgrades se venderem usado... quem não está registado nem sequer sabe que há zona de classificados. Com novos users por aí a quererem aderir ao mundo PC, seria benéfico que se lhe uma ideia de como as coisas sempre funcionaram.

Eu tb já fui moderador de um fórum de loja da concorrência há coisa de 5 anos, e foi durante o auge em que os users se registavam tanto para classificados como para participar nos fórums, com bem mais movimento que hoje em dia. A maior parte do trabalho que tinha diariamente era participar nele activamente e fazer cumprir regras gerais do fórum (classificados incluídos), a questão de haver queixas de burlas e acusações à loja eram muito mas muito reduzidas (não me lembro sequer de casos concretos). Até havia bem mais problemas de apagar posts de spam bots do que isso. Sempre havia uma outra disputa entre users, mas isso era coisa que eram eles a ter de resolver e a deixar feedbacks respectivos.

OLX não nada que ver com o que está aqui em causa. Users novos nunca se sabe se vão ser bons ou maus vendedores, se vão ser bons ou maus users, e isso sempre assim foi. É para isso que serve sistema de feedback e é para isso que se tem PMs para falar com o indivíduo em causa para pedir informações/provas extra e negociar condições quando este não tem ainda vasto feedback.
    Não se trata de deixar tudo à baila, trata-se de ligeira adaptação ao menor fluxo actual.
  11. Lord Paulus Cobris

Registo:
    27 Junho 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Boas MaxLD,
    Não vale a pena estares a tentar argumentar com quem não te quer ouvir...
    Não sei se já reparaste que ninguém da loja em si se pronunciou?

Lamento também o facto de terem sido feito acusações e difamações pessoais contra a minha pessoa, terem sido notificadas as pessoas a quem de direito e chegar aqui e ver que tudo se encontra na mesma e nada foi feito para corrigir essa situação.
    Talvez tenha que seguir o conselho desse utilizador e começar a comprar na concorrência...

Metem miúdos a fazer trabalho de adultos e depois é o que dá...
    Outra situação, ninguém falou aqui em transformar a zona de classificados em OLX...
    Se bem que posso dizer que até já comprei coisas de elevado valor nesse dito site de vendas e nunca tive problemas... Apenas á que ser esperto e ter pelo menos 2 dedos de testa para negociar.

Em relação ás vendas e compras nos classificados, lamento que todos os utilizadores que se pronunciaram não tenham experiência de quase 10 anos nesta casa para poderem falar do que realmente são as vendas e compras em classificados.
    Alguns anos atrás o fluxo de vendas era várias ordens de magnitude superior ao que é hoje, nem sequer existiam sistemas de feedback como agora (era por posts e quando era) e tirando 1 ou outro caso de efectiva burla, tudo mexia...
    Não queiram entrar em fanatismos de que correu mal a 1% vamos então negar a 99%... O que eu vejo sim é que aumenta o trabalho a quem é moderador da secção... Mas o status não é só para exibição, á que fazer o "trabalho" com gosto... Não chega um... metam 2... 3... os que forem necessários para manter a secção sem problemas.

Para finalizar, fui acusado de querer ser moderador... LOL só pode dizer isso, quem não me conhece nem sabe a minha vida... Pouco tempo tenho actualmente para as coisas que eu QUERO fazer. Quando mais para as coisas que eu não quero fazer...
    Acho que para se ser moderador, primeiro que tudo tem que se ter tempo e amor á camisola, e quando digo isto é promover a pcdiga pelo aquilo que ela é... Uma loja de Informática, que vende no essencial PC´s e os seus componentes (e actualmente só vejo um moderador a fazer isso activamente).

Tenho visto um gradual assentamento de utilizadores que acha que a PCdiga é uma loja de venda de smartphones alguns tablets e media players. A PCDiga é bem mais do que isso e se algum dia deixar de ser aquilo que eu procuro numa loja de informática, será o dia que me mudo para outra loja.
    Lamento que não tenham percebido o que se tinha estado a falar, e tenham entrado logo em extremismos sem qualquer tipo de base. Lamento também que o DIMA que conhece bem o mercado não veja aqui uma oportunidade de fazer mais uns trocos... Talvez não precise dos Euros, de quem vende velho para comprar novo...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC
  12. Raptor84

Raptor84 Membro PCDIGA

Registo:
    6 Junho 2011
    Likes Recebidos:
    27
    Localidade:
    Porto
    Paulo, o eterno incompreendido, o tal que só vê coisas onde elas não existem.
    Lamentas que o DIMA não queira fazer mais uns trocos? Está na cara que tu é que queres ganhar mais uns trocos nos classificados. Isso é que está na cara.

E lamento informar-te, mas eu não difamo. Eu sei do que falo, pois as pessoas que tu conheces nesta área, eu também as conheço, uma delas o Samuel, portanto não adianta vires com esse tipo de conversa, e conversa de que "compro muito na pcdiga e blablabla" quando sabes que compras numa loja tua vizinha que te dá ou já deu muitos descontos.
    E sei de muito mais, mas é melhor ficar calado.
    Qualquer dia marcamos um almoço com o pessoal da loja da pcdiga de lisboa, boa Paulo? :)

E realmente adorava que o Dima viesse até este tópico dar a sua opinião, pois de certeza que me ia rir da cara de alguns.

Mas enfim. Siga a marinha!
  13. Nelson A.

Nelson A. Linkin Park Lover! Staff PCDIGA

Registo:
    3 Julho 2007
    Likes Recebidos:
    2,070
    Localidade:
    Lisboa
    Há pessoal que sempre gostou de fazer novelas mexicanas, mas como eu sou português e gosto do produto nacional...

Tópico encerrado.
Estado do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)