Leis de modificações em IPO`s //Legalização de Jantes/Pneus

Discussão em 'Motores' iniciada por Zec@s_MTR, 8 Abril 2007.

1. DekkeR

DekkeR Membro PCDIGA

Registo:
    8 Abril 2005
    Likes Recebidos:
    9
    Viva pessoal,

Tenho um Fiat Punto ELX de 95 (postado aqui) e tem umas jantes de 14''.

A minha intenção era pedir homolgação de umas de 15 ou até mesmo 16, mas tenho algumas dúvidas.

No livrete tenho os seguintes dados:
    Pneumáticos - 165/65 R14
    Anotações especiais - 155/70 R13 , 165/65 R13

- É aconselhável meter jantes de 16'' neste carro sem meter em risco a segurança/durabilidade ou 15'' chegariam ?

- Para meter outras jantes teria de colocar novos pneus? Se sim, quais são as melhores 'medidas' a nível de segurança/facilidade de manobra (visto que não tenho direcção assistida e é bem pesada) ?

- A marca costuma facilitar de algum modo os pedidos de alteração do tamanho das jantes ?

Cumps ;)
  2. DekkeR

DekkeR Membro PCDIGA

Registo:
    8 Abril 2005
    Likes Recebidos:
    9
    Zec@s, onde é que andas ? :D
  3. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    87
    Localidade:
    Coimbra
    Viva amigo, li a tua pm, desculpa a minha ausência, estou de férias este mês.

Ora bem, já vi conseguirem legalizar jante 15" no teu modelo.

15" é o ideal para ti, 16" é demais para o carro e motor, para além de não conseguires.

Quando trocares as jantes terás de comprar pneus novos, é como mudares de socket de processador, tens de o mudar.

Para além de os custos de pneumáticos serem os mais vantajosos em 15".
    Aconselho-te Bridgetone Potenza 195/55 R15.

É uma medida segura e como tem bastante saída, o preço é muito bom.

A DVG que neste momento está em fase de mudança é que te aprova as medidas. Antes tens de pedir uma declaração da marca onde dizem que o teu modelo pode levar jante 15". Depois com esse documento é que vais à DVG.

As marcas costumam ser muito formais com isso.

Primeiro passo, vai à Fiat e informa-te se o teu modelo pode levar jante 15".

Podes sempre contactar a pessoa que eu indiquei na primeira página deste tópico.

1 abraço e mais uma vez desculpa a resposta tardia. :thumbsup:
  4. DekkeR

DekkeR Membro PCDIGA

Registo:
    8 Abril 2005
    Likes Recebidos:
    9
    Viva Zec@s,

Obrigado pela resposta :D

Agora que falaste nesses pneus fiquei com outra dúvida:

Sendo essas medidas 195/55 diferentes das que tenho no livrete, devo pedir também para colocarem isso no documento da Fiat ou é indiferente ?

Cumps ;)

EDIT: No site da Bridgestone há vários modelos dentro da gama Potenza: RE040, RE050, RE720, S-03 e fiquei um bocado na mesma :D
    Recomendas algum em particular ?
    Última edição: 15 Agosto 2007
  5. r.i.p

r.i.p Membro PCDIGA

Registo:
    19 Setembro 2005
    Likes Recebidos:
    1
    Localidade:
    Ílhavo
    Malta confirmem-me isto:
    É o seguinte, tenho ja lido nas revistas da especialidade (nada de maxi Tuning e magic tuning) mas sim nas de aoutomoveis acho que a Auto Hoje a dizer que final deste ano as peliculas coloridas (papel fumado) irá ser homolgado, é verdade? é se for axo que vou colocar o meu MG com outro look
  6. tuning

tuning Membro PCDIGA

Registo:
    22 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Boas

Ao pedires a alteração de medidas de pneus a fiat eles vao dizer-te qual a medida de pneus possivel no teu carro nao apenas o tamanho de jante pois o importante sera as medidas de pneus nao de jante pois como e claro nunca poderas ter pneus r15 numa jante que nao a r15 .

quanto ao modelo dos pneus teras de aguardar pelo zecas pois eu so tenho usado goodyear eagle f1 ...:thumbsup:
  7. DekkeR

DekkeR Membro PCDIGA

Registo:
    8 Abril 2005
    Likes Recebidos:
    9
    Viva tuning,

Obrigado pelo esclarecimento ;)

Já enviei um mail à FIAT a pedir mais informações assim como a declaração. Vamos lá ver no que é que dá :D

Cumps
  8. tuning

tuning Membro PCDIGA

Registo:
    22 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    se nao der tens sempre uma opcão ....
    andar com as jantes "fujir" dos azuis e na inspeção trocar jantes:doido:
  9. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    87
    Localidade:
    Coimbra
    Obrigado tuning pela ajuda.

DekkeR essas referências não são relevantes.

Existem sobretudo dois modelos, os Turanza e Potenza. Turanza para quem quer uma condução mais soft e comoda, Potenza topo de gama, máxima aderência e segurança.
    Os Eagle f1 tb são bons, como os Dunlop Spsport, mas para mim não há melhor do que Potenza.

Abraço. :thumbsup:
  10. DekkeR

DekkeR Membro PCDIGA

Registo:
    8 Abril 2005
    Likes Recebidos:
    9
    Espero é que não sejam muito caros :p

Tenho um distribuidor Bridgestone mesmo aqui ao pé de casa e vou lá perguntar o preço, mas se forem uma exorbitância.. esquece lá isso :p
  11. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    87
    Localidade:
    Coimbra
    São um pouco mais caros do que os normais. Vê se eles te fazem alguma promoção, é costume nestes pneus.

1 abraço. :thumbsup:
  12. DekkeR

DekkeR Membro PCDIGA

Registo:
    8 Abril 2005
    Likes Recebidos:
    9
    Zec@s,

Estive a falar com pessoal e disseram-me que 195/50 era um bocado exagerado, ainda por cima como não tenho direcção assistida vai ser do crl.

Em principio, devo ir para uns 185/50.

Cumps
  13. rferraz

rferraz Membro

Registo:
    28 Janeiro 2008
    Likes Recebidos:
    0
    jantes

Tenho uma Seat ibiza 97 com jantes 14*185*60 e queria meter umas jantes 15*195*50 como e que faço para amolgar e se e necessario pagar alguma coisa
  14. Pretender

Pretender Veterano PCDIGA

Registo:
    21 Março 2004
    Likes Recebidos:
    13
    Localidade:
    Coimbra, Lisbon, World
    amolgar não, homologar sff.
    Esta não podia passar :D
  15. Asrafil

Asrafil Veterano PCDIGA

Registo:
    5 Março 2004
    Likes Recebidos:
    1
    Localidade:
    Leiria
    ==== BUSTED ==== :D
  16. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    Dás-lhe com um martelo...:D

Já foi explicado ao longo deste tópico, tens de te deslocar à marca e ver que genero de amolgadelas eles tem para o teu carro, a partir daí eles passam uma declaração, na renault paguei 3x€ depois vais à DGV e com essa declaração alteras o livrete, deves pagar outro tanto.
  17. Oscar86

Oscar86 Membro

Registo:
    14 Fevereiro 2008
    Likes Recebidos:
    0
    Boas, antes de mais sou novato neste fórum, e fico feliz por ter encontrado um fórum de informática que alia um subforum sobre automóveis e Tuning. Agora vou poder reduzir 2 fóruns de assuntos que me interessam a apenas um!

Queria aproveitar este Topic para pedir conselhos acerca dos meus pneumáticos e possibilidade real de poder homologar para R16 ou R17..

Tenho um 206 do mes do 11 de 2000 (cilindrada 1360) e tenho averbado no livrete pneumáticos 165/70 R13 e na parte das anotações especiais PN. 175/65 R14. Comprei o carro em segunda mão assim, penso que por estar nas anotações especiais que o antigo proprietário tenha homologado a ultima medida.

Já fiz uma primeira tentativa telefónica para a Peugeot Portugal, para perguntar se existia a possibilidade da homologação para R16. Onde me foi pedido o meu numero de quadro e onde me foi dito que "com esse modelo de quadro o Sr. X (eu) terá de se contentar com as medidas já averbadas.." :arrrg:

Queria perguntar se acham que é exagero a medida 205/45Z R16 no meu carro? Acham que é difícil de conseguir a homologação.

E se pensasse numa medida do tipo 215/45 R17? Em termos de homologação se fosse possível... acham que a minha charrua Lol tinha motor suficiente? Ou se ia arrastar?

Agradecia que me ajudassem. :) Cumprimentos!!
  18. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    Isso de vir no livrete a outra medida é porque deve haver um modelo acima na gama que trazia isso. Tipo nas gamas de agora do 207, no Urban tens os 185/65/15 e no GT tens os 205/45/17 às vezes isso já vem nos livretes, neste caso como não há diferença no chassi poderias pedir a homologação para esta medida.

Se a marca diz que não dá, não estou a ver como vais fazer isso.

Quanto ao resto não estarás a exagerar um bocado?
    Uma jante 15 chega e sobra para esse carro, e já vais notar um aumento nos consumos e desempenho, tens os 195/55/15 que normalmente encontras a bom preço.
    Mas cada um sabe de si, é só a minha opinião.
    :thumbsup:
  19. Oscar86

Oscar86 Membro

Registo:
    14 Fevereiro 2008
    Likes Recebidos:
    0
    Obrigado pelo conselho!!

A mudança que estou a tentar fazer é meramente estética e no mínimo queria a homologação de 205/45 R16. Perfil 65 com jante 14 como eu tenho agora, fica horrivelmente mal no meu carro.. porque ele é igual ao Gti (na carroceria, excepção do motor).
    E penso que o Gti de 2000 já vinha com jante 16 de origem. :confused:
  20. blaCK_G

blaCK_G Membro

Registo:
    13 Maio 2008
    Likes Recebidos:
    0
    duvidas..

ds boas..

comprei 1 carro e qero fazer algumas modificações..mas to c/mts duvidas!
    tipo,qula o max "grau" de pelicula q posso por no meu car?(um 5 portas)..
    se eu colocar molas desportivas p/rebaixar o car vo ter prob c/a expeçao?
    os cars modificads passam a ser uma arte..o prob é q é uma arte injustamente proibida!
    alguem me ajude...
    :X

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)