O Porquê da plataforma PC GAME estar a morrer?

Discussão em 'PC Game' iniciada por Racpu_, 15 Fevereiro 2010.

?

O porquê da plataforma PC GAME estar a morrer?

1. Culpa das produtoras, e dos port's das consolas para PC

33.3%
  2. Massificação das Consolas

14.9%
  3. Pirataria

33.3%
  4. Preço do Hardware PC

11.5%
  5. Outros motivos

6.9%
  1. Racpu_

Racpu_ Visitante

Ora venho abrir esta poll para podermos discutir o porquê da plataforma PC GAME estar a morrer...

Deixo a minha opinião para o que penso que se passa na actualidade.

###################################################

A plataforma PC para Jogar e de facto uma plataforma a MORRER, nisto estamos de acordo... mas pensem lá um bocadinho.

Acham que a culpa é so da pirataria?

Eu acho que não, até porque é facil analizar isso... e sabem onde está o problema?

NOS MAUS PORT'S

Sendo a plataforma PC muito superior a qualquer consola, e depois fazem Port's mal optimizados, graficos... e mesmo jogabilidade.

Ora então com as produtoras a optar por essa medida em relação a plataforma PC, querem o que?

Tão se numa consola e colocar o DVD e é so jogar comodamente, sem FIX, PATCHES, ou outros Stress com as graficas.
    Depois perguntam-se, epá mas uma grafica de 400/500€ corre tudo e mais alguma coisa, mas por vezes não é. A culpa é do Hardware? Não, não é... mas sim dos PORT'S...

Isso deixa a comunidade PC Gamers com uma frustação enorme, e é por essas e outras que se rendem as consolas... Sim pode ter menos graficos, mas são aceitaveis para grande maioria...

Eu não sou exepção... rendi-me completamente as Consolas. E não arrependi nem um bocadinho.

Mas uma coisa é certa, caso as produtoras continuem assim, a plataforma PC GAME vai acabar...

Is my opinion...
  2. Topas

Topas Membro PCDIGA

Registo:
    20 Setembro 2005
    Likes Recebidos:
    12
    Localidade:
    Leiria
    n penso q a plataforma pc esteja a morrer para jogos, simplesmente á certos jogos ou tipos de jogos q nao saem para pc por tarem mais vocacionados para consolas como é o caso dos jogos de "porrada" (quem me dera ter um tekken ou um naruto para pc...), de plataformas, mas tb existem jogos q estao mais vocaionados para PC como é o caso dos FPS q ultimamente ja é moda tb nas consolas mas continuo sem axar piada nenhuma a joga-los em pad:confused:, mmorpg como wow que so existem e so vao exister em pcs, ou ate mesmo jogos de estrategia.
    mas acredito bem q muitas produtores de jogos nao os façam para PC devido a facilidade de pirataria, principalmente nos jogos q n tem modo multiplayer
    Última edição: 15 Fevereiro 2010
  3. Racpu_

Racpu_ Visitante

Actualmente em PC só mesmo os mmorpg, mas não tarda muito vão ver esse tipo de jogo a crescer em consolas...

FPS, estes sim em PC são bons sim, mas as vendas para PC são uma miseria, por isso investem nas consolas... Vejam por exemplo do Modern Warfare 2

VENDAS:

XBOX360: 4 milhões de cópias
    PC: 700 Mil cópias

Depois também temos outro problema, é a saida de um Jogo para consola e só depois alguns meses é que sai para PC, caso como o Dirt2, Assasins Creed2, sei lá entre outros...

Enfim, a minha opinião é que a plataforma PC se continuar assim vai morrer, ai vai.

:thumbsup:
  4. JCmendes

JCmendes Veterano PCDIGA

Registo:
    23 Abril 2004
    Likes Recebidos:
    16
    Localidade:
    Évora
    Ou é impressão minha os o jogo assassins Creed 1 no PC...tem uns gráficos assim para o ranhoso? Eu não consegui jogar o jogo no PC.

Eu agora tb anda a jogar pouco, tenho o Bioshok 2 para jogar, espero que não me desiluda.

Outro o jogo, Saboteur...tb não me parece grande coisa no PC.....Mass effect 2 a mesma coisa..ou sou eu que ando esquecito???

Desde o MW2 que não aparece nada de jeito para o PC!!
  5. Wolfskin07

Wolfskin07 Membro PCDIGA

Registo:
    4 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Amadora
    Penso que a grande culpada nisto tudo é a pirataria de jogos PC mas...temos que nos perguntar o que incita a pirataria?
    É certo que a esmagadora maioria das pessoas prefere não pagar nada do que pagar alguma coisa, mesmo que pouco, pelo software que usa mas não serão os preços excessivos que pagamos pelos jogos que levam o jogador a optar pela via ilegal?
    Se pensarmos que para adquirir um jogo para PC gastamos uns €50 ou €60 e muitas vezes acabamos só por jogá-los uma vez e aliarmos a isso o facto de ultimamente muitos dos jogos que saem serem ports de consolas com qualidade duvidosa, não é dificil perceber o porquê da pirataria estar por toda a parte.
    Se em vez de 60€ por um jogo se cobrasse só €30 ou €35 era cvapaz de haver muito mais gente a comprar jogos originais, até porque os grupos que lançam os jogos na net, fazem-no para darem aos jogadores uma hipótese de os experimentarem antes de gastarem o dinheiro.

Resumindo: A culpa é de todos! É das software houses que cobram um balúrdio pelos jogos e também das pessoas que à muito se habituaram a ter jogos de graça. Já temos alguns sites na net que oferecem a possibilidade e comprar jogos a um preço justo e real e penso que a pirataria só se combate eficazmente dessa forma.

Cumps,

Wolfskin07
  6. JCmendes

JCmendes Veterano PCDIGA

Registo:
    23 Abril 2004
    Likes Recebidos:
    16
    Localidade:
    Évora
    Quanto ao tema, só vos digo que tive minha GTX295 praticamente vendida, depois lá me deu luz e não vendi e pelos visto vai durar ainda bastante.

Agora só a vendo por uma excelente proposta.

Já não me posso dar à loucura de comprar uma gráfica por 300/400€ sem tirar proveito dela, para isso compro outra consola qq.

Bem podem sair Fermi (nvidias) HD serie 6, estou para ver qual os jogos que as aproveitam , já não digo a 100%, mas pelo menos 50%!
  7. DaGaMe

DaGaMe Membro PCDIGA

Registo:
    31 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    eu ca penso que todas as opçoes que tao na pool fazem a razao principal.

em primeiro lugar eh mto mais facil piratiar um jogo pa pc.
    depois os bugs, patchs e essas coisas sao grande seca pa quem eh viciado. quantas foram as vezes k os jogos encravaram na parte em que tavamos mais colados nele..... ja me levou ah loucura...~
    para agravar a situaçao, as consolas agora teem ligaçao ah net... deixou de ser um esclusivo pc pelo que n tarda muito as consolas tambem vao dominar os mmorpg's.... a unica vantagem do pc por enquanto eh mm os fps. nao os fps mais usuais mas aqueles que se jogam de forma "profissional" em que ah grandes competiçoes online. eh presiso grande pericia e para isso eh absulutamente necessario um rato e um teclado. mas n tardara mto que as consolas engulam isso tambem, por isso em conclusao axo k sim. o pc para jogos pode n durar mto tempo.
  8. DaGaMe

DaGaMe Membro PCDIGA

Registo:
    31 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0

eh uma opinião viavel em portugal. mas o total de vendas de jogos n eh so ca em pt.

para tentar justificar este ponto de vista digo:

em pt o salario minimo sao 450€. um jogo bom custa 50-70€. para quem quiser fazer contas isso da cerca de 20% do ordenado comum de um portugues.
    mas se formos por exemplo ao reino unito, o salario de um pobretas eh de 1900-2500 libras e o mm jogo que ca custa 70€ (por exemplo Dragon Age Origins) la custa 49 libras. ora isso nem 5% do ordenado de um pobretas eh...

fica ja claro que sou contra qualquer tipo de pirataria pelo que compro tudo original. se querem um conselho para a questao dos jogos, manda vir o jogo de inglaterra fica SEMPRE 15 a 20 euros mais barato. repito SEMPRE. e eh 100% fiavel. o site eh www.game.co.uk

vao la, façam a incriçao e mandem vir. ja mandei vir dezenas e nc falharam. o ultimo foi o obliviom versai GOTY para ps3 que me ficou po 18 euros ja com portes. Ca custa 50....
  9. reiszink

reiszink Veterano PCDIGA

Registo:
    30 Maio 2008
    Likes Recebidos:
    633
    Não há só uma razão que justifique este declínio do PC como plataforma de jogos, mas que uma das maiores razões é a pirataria, isso é incontestável. E enquanto o pessoal não se mentalizar disso e piratear tudo e mais alguma coisa, a pensar que é tudo grátis, a situação não vai melhorar, aliás, de ano para ano tem vindo a piorar.

Claro que isto não é só nossa culpa, a pirataria é que tem costas largas e serve de pretexto para tudo para as editoras, mas, elas também têm muita culpa no cartório, a maior parte dos jogos que saem durante o ano são lixo, principalmente no PC, em que depois aliado a jogos já de si fracos, nem se dão ao trabalho de os optimizar minimamente, levando um port ranhoso das consolas o que acaba por tornar a c@gada ainda maior. Posto isto, não esperem que as pessoas sejam tão tapadinhas ao ponto de dar 50€ por tudo e mais alguma coisa que eles ponham cá fora.

Mas, o facto é que o pessoal se queixa dos preços dos jogos, mas mesmo com eles mais baratos, continuam a não comprar, veja-se o caso dos preços no UK. Qualquer pessoa minimamente informada que ande pelos fóruns sabe que lá se compram jogos de PC recentes e em dias de lançamento a 20 e poucos euros, 30€. Eu ainda agora comprei o Bioshock 2, um jogo acabado de sair, e custou-me 30€ já com portes incluídos.

Mas lá está, é uma questão de pagar por algo que se pode ter de borla, e raramente o pessoal opta pela 1ª opção, por mais barato que o jogo seja.

Ou seja, isto está tudo interligado e é um ciclo vicioso que se impôs e que agora não é fácil de ser quebrado.

Eu continuo a dizer o que sempre disse em tópicos do género, enquanto o pessoal não se mentalizar que é parte do problema neste declínio do PC por, regra geral, piratear tudo e mais alguma coisa, e depois continuar a culpar só as editoras pelos maus ports, etc..., esta situação não tende a melhorar, cada vez mais editoras vão colocar o travão na versão PC de alguns dos seus jogos.
  10. king_unreal

king_unreal Membro PCDIGA

Registo:
    29 Novembro 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Viseu
    O problema é que eu quero comprar um jogo e quase todos sao ports manhosos das consolas basta olhar para Valve e para a Blizzard que sao as que nunca se queixaram de pirataria mas sim apoiam os jogos de PC porque sao jogos que dao para jogar em quase todos os PCs e sao bons jogos feitos para PC e mais virados para o online.
    Na minha opiniao o futuro dos jogos de PC vai ser o online e é para ai que as produtoras de jogos se deviam virar, tipo o WOW que apesar de haver servers menos oficiais pouca gente se ve neles.
  11. DaGaMe

DaGaMe Membro PCDIGA

Registo:
    31 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    penso que me eskeci de dizer que a qualidade do jogo conta muito no peso da balança. ainda sou do tempo em k se fazia fila as portas das lojas para se comprar o final fantasy 7 e o gran turismo da playstation 1 e na altura o jogo custava 11 contos. mas era outra qualidade de produto. ja n se fazem jogos dessa elite. se a pessoa gostar mm do jogo penso que o compra mm que seja caro. se arranja o pirata em vez do o comprar eh pk n eh adepto de jogos.
    penso que apostas em jogos de qualidade seria o caminho. como referiram o WOW eh um deles. nc joguei pois n tenho tempo para um jogo dessa envergadura mas ah uns anos atras joguei o diablo 2 e sei bem do que eh feito a blizzard. existem outros bons jogos para pc que estao bem feitos e sao mais baratos que nas consolas como eh o caso do Fallout e do Dragon age.

mas cm disseste eh tudo uma questao de mentalidade.
  12. Luis Azinheira

Luis Azinheira Membro PCDIGA

Registo:
    9 Novembro 2009
    Likes Recebidos:
    0
    A questão aqui de fundo é o retorno financeiro que os jogos dão.
    E aqui é fácil verificar que fazer jogos para consolas é muito mais rentável que fazer jogos para a plataforma PC.
    Alguns poderão culpar a pirataria, que sem dúvida, tem grandes responsabilidades, mas os preços praticados pelos jogos estão longe de ser justos, ou pelo menos esta é a minha opinião.
    O Modern Warfare 2, saiu nas lojas a um fantástico preço de 68€, incentivando naturalmente as vias alternativas. Se o jogo tivesse um preço na casa dos 25, 35 euros no máximo, eu consideraria comprar, assim não!

É claro que isto tem reflexos nas vendas, e o pessoal das consolas paga, porque não tem alternativa ou porque a alternativa é mais complicada.

A pirataria existe, mas é interessante estudar porque existe!
  13. MAXLD

MAXLD Veterano PCDIGA

Registo:
    5 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    C.Branco
    Pessoalmente acho que são as próprias produtoras/editoras a criar o problema.

Primeiro que tudo: os "reports" de vendas PC são quase sempre baseados em vendas de DVD's físicos e não contam com as plataformas digitais como a Steam e outros. Claro que os sites de notícias, em falta de outros números ou matéria de investigação, apenas comunicam esses valores que lhes são dados. Resultado: deformação da realidade, benefício em relação ao hype consolas, degradação do mercado PC dando desculpas da pirataria.

Segundo ponto: qualidade dos jogos. Boa parte dos jogos mais populares em consolas são simplesmente medíocres em relação ao standard habitual no PC. Gears of War, HALO, Lost Planet, etc, etc... Em 2007 a M$ teve a brilhante ideia de lançar o Gears of War PC na mesma altura que Crysis, COD 4 e afins... resultado: como seria de esperar, o jogo não vendeu nada de jeito. Além disso, junta-se o tal factor de "ports" que normalmente prejudicam intencionalmente a data de lançamento no PC, de certa forma para obrigar o pessoal a desesperar pela espera e passar a aderir às consolas.

Terceiro: DRM. A EA queixou-se bastante da pirataria e vendas moderadas do Crysis. Porquê? Porque o público PC não é burro e não quer DRMs. Quantos milhares de compras no Steam já foram evitadas por causa do limite de activações desse e outros jogos da EA? Nem mesmo quando metem os jogos em promos de 9€, há sempre muitos que não compram.
    Resultado: mesmo o pessoal que quer comprar original, acaba por torcer o nariz. Juntando o facto de que os DRM são relativamente crackados em pouco tempo, tudo resulta em que o DRM só prejudica. Isto para não falar no muito fraco suporte que é dado quando o pessoal tem problemas com as activações.

Quarto: PC Gaming Alliance (PCGA) não fez nada de jeito para unir a indústria PC, e inclusivé fazem parte dela empresas que estão a lucrar bem no mercado consolas.

Quinto: fraco suporte e resolução de bugs por parte das produtoras, aliado a uma distribuição duvidosa e limitada de DLC's (M$ Live exclusives), e também à longevidade criticável nalguns jogos.
    Factor bónus: impedimento à criação de mods por parte das comunidades. Um dos factores que faz um jogo perdurar é a possibilidade das comunidades desenvolverem mods para que o jogo receba coisas novas e se mantenha de certa forma "fresco". Um bom exemplo disso foram os GTA 3, Vice City e San Andreas, em que o pessoal massacrava o motor gráfico do jogo, substituindo quase todos os veículos por mods realistas extremamente detalhados... mudando também a condução de alguns, fazendo com que fosse uma paródia nalguns casos.

Não acho que a plataforma PC esteja pelas horas da morte... acho é que o pessoal se habituou a jogos de qualidade no PC, pagando apenas por aqueles que valem os euros que pedem. Se o jogo for bom, não só vende bem nos lançamentos, como também continua a vender bem quando alguns que experimentaram pirata, decidem comprar... seja a PVP, seja em promos posteriores. Surge mentalmente o desejo de comprar e quando chega uma janela de oportunidade, ela concretiza-se. Parte do truque para o sucesso é esse.

Bons exemplos disso: Oblivion, Fallout3, HL2, L4D, Torchlight, CODs, Dragon Age, Mass Effect 2,... diria até Assassin's Creed e mais um ou outro.

Esses não se queixam muito de pirataria, boa parte deles nem usam sequer DRM manhosos, porque não vale sequer a pena... são muitos os que nos sites da candonga dizem que o jogo é excelente e que vão comprar original. É meio caminho andado.

Na minha opinião: as vendas digitais têm contribuído para uma escolha selectiva e acertada. Muitos jogos antigos continuam a vender-se bem em plataformas como a Steam... alguma vez na vida eles se venderiam em formato DVD passados estes anos? Nem sequer haveria stocks. A facilidade de acesso e alguns preços baixos contribuem para que o pessoal compre aqueles jogos que outrora jogou e gostou.

Concluindo: poucas são as produtoras que fazem as coisas bem no PC, mas quando as fazem, os resultados são mais que evidentes. Os outros apenas têm de aprender a trabalhar melhor e a escolher melhor as suas distribuidoras.
    A pirataria cada vez mais serve de "demo". Se certo jogo não prestar, caso comum em ports de consola mal optimizados, é mais do que óbvio que o pessoal não vai gastar PVP nessa treta. O GTA IV em si não é um mau jogo PC, mas é tanto login e tanta trapalhada de bug que nem em promos aquilo se vende decentemente. O mal está feito... por mais patchs que tentem lançar, a maior parte do pessoal jogou uma vez e esqueceu. O que é precisamente o oposto dos GTA anteriores.

É condenável o facto de jogar sem pagar, mas também é condenável cobrar PVP por um jogo que nem metade vale.
    E se nem os DRMs alteram nada na pirataria... o que há a fazer é juntá-la na equação e fazer melhores jogos para que depois se venda melhor. Há sempre quem não compre nada, mas há uma boa fatia que o faz posteriormente. Se ignorarem também essa fatia, então a culpa não é da pirataria, a culpa é de insistirem a tapar os olhos ao evidente.

Lema da história: trabalhem bem e serão recompensados com dinheiro e elogios. Caso contrário, olhem para a "#&%$»" que fizeram e façam melhor na próxima. :thumbsup:
    Última edição: 15 Fevereiro 2010
  14. DaGaMe

DaGaMe Membro PCDIGA

Registo:
    31 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0

n poderia concordar mais.

apenas acrescentaria na lista de bons jogos coisinhas mais antigas que ainda hj vendem cm eh o caso do quake 3 arena e o diablo 2. :venerar:

e tambem n eskecer os simuladores que sao smp bons. temos o FM no topo dessa lista.
  15. XAVEZ

XAVEZ Membro PCDIGA

Registo:
    26 Abril 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Funchal
    Boas!
    Acho que está tudo dito.

cumps
  16. Racpu_

Racpu_ Visitante

Mas a coisa que mais me intringa nesta situação é mesmo os TOPOS de CPU e GPU'S... Onde é que esta essa PERFORMANCE?

Digam-me lá qual é o processador de PC e grafica que já foi aproveitado ao maximo?

Devido as "capacidades" dos mesmos, pelo menos deveriamos ter 4/5 vez melhor graficos, digo pelo menos 4/5...

Ora uma consola de 2005 sem levar qualquer tipo de upgrade a nivel de hardware, consegue ainda mostrar as capacidades hoje em dia, e ainda esta em evolução...

O mesmo não se vê nos PC's e é isso que me intringa e foi uma das razões que me deixou de investir em PC.

Enfim... as produtoras que pensem bem... vamos ver o que nos espera futuramente...

:thumbsup:
    Última edição por um moderador: 15 Fevereiro 2010
  17. DaGaMe

DaGaMe Membro PCDIGA

Registo:
    31 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    joguei o oblivion num pc de 2003 com melhores graficos do que os que vejo na ps3... aquelas sombras metem medo. mas eh so um aparte
  18. DaGaMe

DaGaMe Membro PCDIGA

Registo:
    31 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    ora aki esta uma prova que o preço tem influencia nestas coisas. uma determinada loja em pt, passo a publicidade, fez uma promoçao de carnaval e pos o fallout 3 GOTY a 15 euros. escusado sera dizer, pelo menos no porto onde moro, que o jogo esgotou em 2 dias....

ja agr, para quando uma loja pcdiga no porto? ou em algum sitio mais ca pa cima? tbm merecemos :thumbsup:
  19. kamikaz3

kamikaz3 Membro PCDIGA

Registo:
    15 Setembro 2008
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Ourém
    Esse jogo continua a 14.90 € e a versão normal a 9.90 € não foi promoção de carnaval está assim há semanas. Quanto ao tópico em questão, sim os jogos vão acabar por morrer. Basta olhar para os exemplos que já foram dados. O MW2 está practicamente um jogo de consola em bora esteja um jogo fenomenal:venerar:
    A pirataria contribui mas não só por culpa "nossa" mas por culpa das produtoras por exemplo o Fallout 3 para a PS3 está a venda por 9.90 € mas o preço de custo fixa-se nos 11 € agora digam-me o porque de os colocarem a venda por 59 €?!!?!?!?!? A culpa não é das lojas, de quem "saca" é da responsabilidade das produtoras que se baixassem o pvp dos jogos existiam mais pessoas a comprar o original mais lucro e satisfação para eles e para nós.
  20. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    Eu acho que as produtoras ultimamente andam com muita falta de imaginação para jogos, para alem de que por exemplo para mim faltam dois tipos de jogos no mercado WRC e F1, a codemasters ficou com os direitos da F1, vamos lá ver se não sai uma F1/nascar, como americanizaram o ColinMcrae que acabou por passar a Dirt...
    E WRC? a sony tinha os direitos, mas nunca mais ouvi falar de nada nem para as consolas...
    Já não sai um jogo jogável de rally desde quando? 2005
    CMR 2005 e RB Rally, acho que foram os ultimos, num mercado mesmo os que não são grandes entusiastas de rally são sempre jogos que gostam de jogar.

Claro que em relação aos jogos cada um puxa para o que gosta mais, eu se tivesse bons jogos de carros para jogar, raramente experimentava ou jogava outros, tirando claro os inevitáveis.

Quanto ao resto, já dei a minha opinião em várias threads, acho que as produtores tem de arranjar patrocinios/pub para fazer os jogos e vender por preços simbólicos, aliás andamos a pagar balurdios por jogos e temos de levar com a pub por todo lado.

Quanto aos ports penso que não esteja a assim tão mau, tirando alguns jogos. Claro que acho que os jogos deviam ser mais optimizados e podiamos ter melhores gráficos, mas acham que a culpa é das produtoras?
    Em parte é, mas por outro lado desde que se planeia fazer um jogo até finalizar quantas placas gráficas sairam? Quantas funcionalidades novas foram implementadas?
    Acho que neste caso a evolução é um pouco o inimigo de não termos jogos mais optimizados.

Em relação ao que o Maxld disse de abrirem os jogos para as comunidades criarem mods etc, por um lado é bom, mas por outro não, porque depois as pessoas não vão comprar o titulo novo, porque tem o velho actualizado.
    A unica coisa que compreendia era um modo edit para por exemplo nos jogos dos carros se pudesse alterar pelo menos os patrocinios e no caso de a produtora não tiver hipoteses de pagar as licenças oficiais nos pudessemos por tudo igual como no PES, mas pouco mais que isso, porque um jogo que dê para modificar muito vai ter uma longevidade muito grande, pode ser bom para nós a curto prazo, mas a longo prazo vamos perder porque as produtoras depois deixam de parte esse titulo se não tiver vendas nas novas edições.
    Última edição: 20 Fevereiro 2010

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 1)