[30-08-2011] Asus RS724Q-E6/PS4

Discussão em 'Sistemas PCDIGA' iniciada por marsupillami, 30 Agosto 2011.

  1. marsupillami

    marsupillami Administrator

    Registo:
    29 Dezembro 2003
    Mensagens:
    620
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Porto (Maia)
    Chegou a semana passada da PCDiga o mais recente servidor. Sendo um servidor "único", tomei a liberdade de colocar aqui umas fotozinhas.

    Sistema composto por:

    ► 1 x Barebone Asus (RS724Q-E6/PS12)
    ► 4 x Intel Xeon X5675 (6x 3.06Ghz + Hyperthreading)
    ► 24 x Kingston DDR3-1333Mhz 8GB ECC

    Fotos:


    Em meados de 2011, a Asus iniciou a distribuição de um novo equipamento que classificou como a “flagship” da sua gama de servidores, uma máquina capaz de utilizar 8 processadores (96 núcleos virtuais) da gama 5600 da Intel, 384GB de RAM DDR3 e 12 discos rígidos, o Asus RS724Q-E6/RS12.

    [​IMG]

    Bastante semelhante ao RS700D-E6/PS4, este novo modelo tem como principal diferença a capacidade de utilizar o dobro do equipamento para processamento, uma maior eficiência energética e outros pequenos pormenores menos relevantes para a utilização que lhe será atribuída.

    [​IMG]

    São 4 nodos removíveis que poderão ser inseridos de forma independente com a máquina em funcionamento, para uma expansão muito idêntica à existente nos sistemas em Blade.

    [​IMG]

    Iniciamos a implementação em apenas dois nodos, de 4 CPU´s Intel Xeon X5675 e 24 módulos de RAM de 8GB cada com verificação de erros ECC. Totalizamos assim 147Ghz, distribuídos por 24 núcleos físicos e 24 virtuais (Hyperthreading). Iniciamos ainda com 192GB de RAM que serão posteriormente actualizados para 384GB quando adicionarmos os restantes 2 nodos.

    [​IMG]

    A densidade existente nestes sistemas revela a excelente engenharia com que foram construídos. A refrigeração é feita por 4 ventoinhas de 80mm, Sanyo Denki, de alta resolução. O barulho que emitem na máxima rotação é ensurdecedor.

    [​IMG]

    Estes dois novos nodos utilizarão uma segunda SAN, com ligação SAS de 6Gbps, que se fará através de um HBA redundante em modo activo / activo. Este HBA suporta um total de 12Gbps de dados, assegurando ainda a redundância no caso de algum equipamento situado num dos caminhos (paths) falhar.

    [​IMG]

    De futuro, quando se revelar necessária uma maior capacidade de processamento, apenas necessitaremos de adicionar mais um nodo preenchido da mesma forma. O software Cloud que utilizamos, em conjunto com o armazenamento central virtualizará o novo equipamento disponibilizando os novos recursos instantaneamente.

    [​IMG]

    Este equipamento entrará já em produção na primeira semana de Setembro de 2011, integrando a cloud que serve o alojamento web (Linux e Windows), bem como os servidores virtuais (Cloud VPS).
  2. Racpu_

    Racpu_ Visitante

    Sem palavras... :)

    Muito bom mesmo...

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)