Mota Gama Alta - Qual escolher e Porquê?

Discussão em 'Motores' iniciada por RuFuS, 15 Abril 2013.

  1. RuFuS

    RuFuS Membro PCDIGA

    Registo:
    21 Maio 2005
    Mensagens:
    477
    Likes Recebidos:
    63
    Boas!

    Já há algum tempo que ando a querer comprar uma mota com uma cilindrada decente... :6

    Ora, depois de ver o mercado, opções não me falta sendo que ainda só tive oportunidade de experimentar uma delas...será praticamente impossível testar todas pelo que vou precisar de opiniões de quem já tenha testado ou seja proprietário...

    O que procuro é uma mota para viajar (para as pequenas voltas já tenho) e tem que ser algo que me dê muito prazer de condução aliado ao conforto...

    Ora então as opções são muito diversas e tenho que ver se as diferenças de preço se justificam:

    Aprilia Caponord

    [​IMG]

    Vantagens:
    - Preço usada simpático (4500€ por aí);
    - 1000 cc
    - binário e cv qb

    Desvantagens:
    - motor de 2 cilindros
    - consumos a rondar os 6 a 7litros
    - algo antiga...sem ABS, controlo tracção e modernices...
    - não tenho assistência por perto


    BMW

    R1200GS (versão 2010) e R1200RT (2010)


    [​IMG]


    [​IMG]

    Vantagens
    - Motor boxer
    - 1200cc
    - Muito bom binário e cavalagem para o motor que é (2010 para a frente)
    - Consumos rondam os 5 litros
    - Pesa 210kg a seco (para a GS)
    - É uma BMW e desvaloriza menos que a concorrência
    - Tem todas as modernices (ABS, controlo tracção, computador de bordo bla bla bla)

    Desvantagens
    - motor 2 cilindros (não gosto...têm sempre mais vibração que 4 cilindros)
    - manutenção será sempre mais cara
    - versão RT pesa 235kg
    - Preço usado ronda os 13-14.000€


    Ducati Multistrada 1200

    [​IMG]

    Vantagens
    - é uma ducati...
    - 1200cc
    - Binário e Cavalagem com fartura
    - 4 modos de condução...dizem maravilhas desta mota...
    - 196kg de peso a seco!
    - o típico som do motor das ducati...

    Desvantagens
    - motor 2 cilindros
    - suspensão dianteira e traseira com pouco percurso...
    - preço ronda os 14.000€ tal como a BMW
    - manutenções...preços e não tenho assistência por perto...
    - consumos rondam os 6 a 7 litros

    Honda

    VFR 1200 e VFR 1200 Crosstourer


    [​IMG]

    [​IMG]

    Vantagens:
    - motor de 4 cilindros
    - 1200cc
    - a vfr 1200 com 170cv sempre será mais "sport" que "touring" mas...
    - ambas com muito bom binário e cavalagem...
    - preço usadas ronda os 11.000€
    - assistência perto de casa

    Desvantagens:
    - qualquer uma delas pesa 250kg
    - consumos rondam os 6,5litros

    Kawasaki Versys 1000

    [​IMG]


    Vantagens:
    - 4 cilindros
    - 1000cc
    - 118cv
    - preço usado ronda os 10.000€
    - assistência perto de casa e preços em conta pelo que dizem

    Desvantagens
    - Pouco binário para o motor que é...
    - Consumos a rondar os 6,5Litros

    Suzuki V-Strom 1000

    [​IMG]

    Vantagens:
    - 1000cc
    - cv e binário qb
    - preço usado ronda os 4000€
    - assistência perto de casa mas preços devem ser puxadotes...
    - 207kg em seco

    Desvantagens:
    - 2 cilindros
    - antiga e sem modernices
    - Consumos a rondar os 6-7Litros

    Yamaha XT1200 (Super Tenere)


    [​IMG]


    Vantagens:
    - 1200cc
    - Bom binário e cavalagem
    - preço usada ronda os 10.000€
    - consumo rondam o 5,5-6Litros

    Desvantagens
    - Não tenho noção do preço das manutenções...
    - pesadona...233kg em seco...
    - bilicindrica


    Eu tenho noção que meti aqui vários conceitos com motas completamente distintas...como disse, a intenção será sempre viajar e nada mais que isso. Óbvio que uma com opção enduro sempre dá para outras coisas, mas não é nisso que me vou centrar.

    BTW...sugestões para outras montadas também se aceitam mas o conceito tem que se enquadrar nisto...naked's ou sport esqueçam pq não são confortáveis e para quem pretende fazer por ex 1200km em 2-3dias é complicado...

    Das que aqui coloquei, a única que tive oportunidade de testar durante uns dias foi a BMW R1200GS...gostei é uma mota muito boa mas realmente bilicindrica tem sempre aquela trepidação típica e isso nota-se no conforto! Óbvio que é uma opção apesar do defeito... :D

    Opiniões precisam-se... :D

    Cumps
  2. dozer

    dozer Membro PCDIGA

    Registo:
    25 Outubro 2011
    Mensagens:
    369
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Santo Tirso
  3. Sonas

    Sonas The One! Veterano PCDIGA

    Registo:
    4 Outubro 2004
    Mensagens:
    2,728
    Likes Recebidos:
    124
    Localidade:
    Por ai! :)
    Viajem ou a R1200GS/RT BMW ou a VFR 1200 Honda.
    Motas para viagens assim e' com cardã / veio distribuição... corrente tem manutenção mais chata e suja uma beca!

    Sem duvida que das que puseste uma destas 2
  4. marco.

    marco. Membro PCDIGA

    Registo:
    7 Junho 2012
    Mensagens:
    85
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    alcobaça
    as bmw tem o titulo de confortaveis alem de fiaveis
  5. RuFuS

    RuFuS Membro PCDIGA

    Registo:
    21 Maio 2005
    Mensagens:
    477
    Likes Recebidos:
    63
    Pois essa tá interessante...só ñ tenho ideia do preço...

    Nunca tinha pensado nesse ponto de vista...é um factor a considerar e realmente é importante!



    Sim, a GS que testei era bastante confortável, mas o banco era a primeira coisa que tinha de ser mudada...vou tentar testar a RT numa das próximas semanas!
  6. Flavio21

    Flavio21 Membro PCDIGA

    Registo:
    6 Fevereiro 2008
    Mensagens:
    527
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    Caranguejeira | Leiria
    BMW GS ou Moto Guzzi Stelvio (moto muito bonito ao vivo, exemplo).. ;)
  7. Sonas

    Sonas The One! Veterano PCDIGA

    Registo:
    4 Outubro 2004
    Mensagens:
    2,728
    Likes Recebidos:
    124
    Localidade:
    Por ai! :)
    A BMW deve ser a moto das que tens ai que tens ai que mais se adapta ao que queres.
    Posição de condução
    Protecção contra o vento
    Cardã (muito importante para quem quer grandes viagens e a malta nao se lembra) nao usas lata de oleo :p so revisoes normais!
    Conforto
    Extras (podes ter radio, gps, e afins)

    A honda tem uma coisa que ha muita gente que gosta (eu pessoalmente não) e' o extra das mudanças "automaticas". Tenho um amigo meu com esta VFR com as mudanças assim e diz que e' um descanso! Mas la esta e' caro para quem quer a mota para viajar pois ai e' 6 e siga! :)

    Uma coisa, isso de 6-7 litros e' normal para uma moto desta cilindrada!
    Atençao que a minha se andar nos 140/180 faz isso depois disso.... e' 10/12 ;) isto quando tem cavalos eles nao comem ar ;)
  8. RuFuS

    RuFuS Membro PCDIGA

    Registo:
    21 Maio 2005
    Mensagens:
    477
    Likes Recebidos:
    63
    Ora bem...

    Neste momento e após ir ao stand da kawasaki,yamaha e honda estão eliminadas as seguintes opções:

    - aprilia caponord: antiga, manutenção cara, distribuição por corrente
    - honda vfr 1200 crosstourer: péssima posição de condução pra mim, pesada e sente-se mesmo bem o peso que tem...250kg e o centro de gravidade é alto!
    - kawasaki versys 1000: distribuição por corrente e não há feedback da kawasaki...nem me sabiam dizer se teria sido vendida alguma em portugal...
    - suzuki v-strom: antiga, distribuição por corrente...

    Continuam de pé:
    - ducati multristrada: vi hoje uma branca...linda...que som...penso ser a próxima a ser eliminada por ter distribuição por corrente...
    - bmw r1200 gs: já testada...veremos!
    - bmw r1200 rt: vou marcar test-drive nas próximas semanas
    - yamaha super tenere: gostei...bom look...o vendedor era acessível, manutenção acessível e tem transmissão por cardan...pelos videos no youtube o motor ñ é grande espingarda mas o vendedor tem uma lá em casa que é dele e diz que poderei testá-la...
    - honda vfr 1200: ñ sei quando vou conseguir ver uma ao vivo para ver nem que seja só a posição de condução e o conforto do banco que pelas fotos assumo não ter...tb julgo vir a ser uma das próximas a eliminar...

    Cumps
  9. psychopath

    psychopath I WILL LIVE FOREVER.. Veterano PCDIGA

    Registo:
    22 Abril 2006
    Mensagens:
    2,496
    Likes Recebidos:
    107
    Localidade:
    Aveiro
    Ducati é sempre Ducati.. o som diz tudo
  10. Paulo Valente

    Paulo Valente Membro PCDIGA

    Registo:
    4 Maio 2005
    Mensagens:
    414
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Aveiro\Vagos
    Fui o feliz dono de uma VFR750F RC36 e deixou-me muitas saudades!
    As VFR´s foram feitas para fazer KM´s com conforto e ate bastante rapido!
    Pessoalmente não gosto muito do Look da nova VFR, acho a frente muito parecida com a GoldWing, mas conforto é coisa que não vai faltar nela!
  11. Sonas

    Sonas The One! Veterano PCDIGA

    Registo:
    4 Outubro 2004
    Mensagens:
    2,728
    Likes Recebidos:
    124
    Localidade:
    Por ai! :)
    Se fores de lisboa, vais a Alfragide a Santogal e eles tem la a VFR 1200 :) podes testar e a malta e' porreira!
  12. RuFuS

    RuFuS Membro PCDIGA

    Registo:
    21 Maio 2005
    Mensagens:
    477
    Likes Recebidos:
    63
    Bah...liguei para lá e ñ deixam testar pq as motas usadas ñ têm seguro...e têm lá a VFR e a Multristrada...passo lá mas só para lavar as vistas...tipo putanheiro qd vai ao bar de strip... (rotfl)

    LOL
  13. NPedrosa

    NPedrosa Veterano PCDIGA

    Registo:
    5 Março 2009
    Mensagens:
    1,703
    Likes Recebidos:
    31
    Localidade:
    Leiria
    loooool

    Tenho ideia que vai haver entretanto na exposalao na Batalha uma feira de usados. Quando sair do trabalho e passar por lá vejo quando é....



    Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
    Última edição: 17 Abril 2013
  14. Masters

    Masters Membro PCDIGA

    Registo:
    15 Novembro 2005
    Mensagens:
    182
    Likes Recebidos:
    1
    Localidade:
    Funchal
    Rufus, não consideras a hipótese de uma scooter de alta cilindrada tipo estas, podes até esticar as pernas muito mais confortável nas longas distâncias que as de mudanças e sempre podes levar alguma bagagem nos diversos compartimentos.

    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]
    Última edição: 17 Abril 2013
  15. RuFuS

    RuFuS Membro PCDIGA

    Registo:
    21 Maio 2005
    Mensagens:
    477
    Likes Recebidos:
    63
    Eheheh...GP800!!!

    Namorei a GP800 há 4 anos atrás...era o meu sonho ter essa scooter!
    Mas mota com mudanças é e sempre será mota com mudanças...para além de que as gp800 têm manutenção carota...e eu quero 1000cc para cima... ;)
    Carroças com menos de 1000cc já ñ têm lugar na minha garagem... :D
  16. NPedrosa

    NPedrosa Veterano PCDIGA

    Registo:
    5 Março 2009
    Mensagens:
    1,703
    Likes Recebidos:
    31
    Localidade:
    Leiria
    Expocasiao de 25 a 28 de Abril. ;)

    Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
  17. Sonas

    Sonas The One! Veterano PCDIGA

    Registo:
    4 Outubro 2004
    Mensagens:
    2,728
    Likes Recebidos:
    124
    Localidade:
    Por ai! :)
    Junta-te ao Dark force :p eheheheheh
    Tive uma CB1000r (brutal para cidade muito bom binario) agora GSX-R 13000 Hayabusa :) menos que 1000c depois de experimentar e' para ir ha praia :p eheheh
    Já agora mesmo que nao possas testar, podes sempre sentar-te na VFR 1200 e ver como fica ;)

    Abraços
  18. RuFuS

    RuFuS Membro PCDIGA

    Registo:
    21 Maio 2005
    Mensagens:
    477
    Likes Recebidos:
    63
    Boas!

    Alguém já experimentou a BMW R1200GS e a BMW R1200GSA? Quais as diferenças em termos de ciclistica? Já andei de GS mas GSA dúvido que consiga experimentar...

    Cumps

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)