SQL 2012 Express é lento... (não por defeito, mas sim feitio)

Discussão em 'Software Geral' iniciada por NPinho, 2 Dezembro 2013.

1. NPinho

NPinho Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Janeiro 2004
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    OAZ, Pindelo
    Boas Pessoal,

Questiono a entendidos (sou pouco nesta material que vou falar):

Tenho aqui uma questão que é a seguinte: numa BD, ao fazer uma consulta algo complexa no SQL 2012 Express obtenho diferenças (para pior) em relação a versoes anteriores:

-SQL 2005 Express: 4/5 Segundos a mostrar o resultado
    -SQL 2008 R2 Express: 4/5 Segundos a mostrar o resultado
    -SQL 2012 SP1 Express: Cerca de 1 minuto e 25 segundos com CU7)
    -SQL 2012 SP1 Express Com update CU7: Também cerca de 1 minuto e 25 segundos

Testes locais (no Management Studio) e na mesma maquina reinstalada varias vezes para teste.

Já se tentou instalar o SQL 2012 com o minimo para funcionar local, mas é sempre lento...

Queria manter o 2012 com velocidade semelhante ao 2005/2008R2, mas se não houver algum "truque" lá terá de se regredir....

Após esta analise eu e o meu colega verificamos que em todos Equipamento que já temos com SQL 2012 em algumas tarefas mais complexas realmente é preciso esperar e desesperar... (sorte que nem todos usam estas tarefas)

Alguem sabe forma de contornar, nem que seja colocar a mesma SQL 2012 mas usar o "engine" (não sei...) do 2008R2 para testar a ver se fica rápido?

Cumprimentos
  2. _SirO_

_SirO_ Membro PCDIGA

Registo:
    16 Dezembro 2004
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Aveiro/Pittsburgh
    Essas diferenças de performance só consigo justificar com:
    - conversões entre unicode e utf8 se estiveres a fazer match de strings (ex: varchar vs nvarchar)
    - falta de índices nas tabelas (não estou por dentro do 2012 express, mas pode ter alguma limitação a este nível)

Não tens hipótese de correr o 2012 não-express para ver se é disso?

tens também o "explain" das querys que te pode ajudar a perceber as diferenças.
  3. NPinho

NPinho Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Janeiro 2004
    Likes Recebidos:
    2
    Localidade:
    OAZ, Pindelo
    Parece ser do engine do sql... pois o 2012 standard e 2014 express (preview) também é lento... solução foi adptar-se ao sql e mudar a ordem de algunas voisas na query e até ficou mais rápido. ..

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
  4. Edmyl

Edmyl Membro

Registo:
    3 Setembro 2017
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    São Paulo-SP
    Consegui resolver o problema de lentidão em scripts e consultas no SQL-Express em dois equipamentos, com duas instalações diferentes alterando a configuração de PARALELISMO do SQL.
    Equipamentos:
    SERVIDOR PHENOM , 8 Processadores 6Gb - SQLEXPRESS 2012 - Tempo de processamento antes da alteração 1h x 2seg após o ajuste;
    NOTEBOOK i7 (2,5GHz), 8 Processadores 6Gb - SQLEXPRESS 2016 - Tempo de processamento antes da alteração 35min x < 1seg após o ajuste;

Mudança na Configuração:
    - Clicar na conexão com botão direito;
    - Propriedades;
    - Avançado;
    - Paralelismo:
    - Grau Máximo de Paralelismo (port) ou Cost Threshold for Paralelism (eng): padrão 1, mude para 8;
    - Limite de Custo de Paralelismo (port) ou Max Degree of Paralelism (eng): padrão 1, mude para 8.

Todos os Processos obtiveram resultados de ganho após o procedimento.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)