Reprogramação VS PowerBox??

Discussão em 'Motores' iniciada por duckiemeister, 13 Fevereiro 2015.

1. duckiemeister

duckiemeister Membro

Registo:
    13 Fevereiro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Boas pessoal.

Eu de momento tenho um Ibiza 6L 1.4 TDI e estava com ideias de fazer uma reprogramação nele para ganhar uns cavalinhos e reduzir consumos, mas vi um amigo meu com um Golf IV com uma Power Box instalada e o carro estava bastante jeitoso, sem tremores, relantim certinho, basicamente tudo normal. Para não falar que o carro estava muito mais solto e desenvolvia mais facilmente, notava-se quando ele ligava e desligava a Power Box.

Eu interessado fui ver preços e encontrei Power Box não muito caras com alguns comentários positivos em que o pessoal tinha gostado bastante do produto.

Agora quero saber quais são as diferenças de uma reprogramação para uma power box e quais as vantagens e desvantagens?? Alguém que tenha e que me possa tirar algumas dúvidas??

Cumprimentos :D
    Carlos Cunha gostou disto.
  2. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    165
    Localidade:
    Coimbra
    É muito fácil colocar um Diesel a andar mais, mas em engenharia, o serviço bem elaborado não é aumentar a potência do motor que hoje em dia qualquer um faz, mas sim o rendimento do mesmo.

Para teres ideia o motor do teu carro tem um rendimento cerca de 20%, ou seja, em cada 100 litros de gasóleo que consome, apenas 20 litros transferem a energia química para mecânica. Os outros 80 litros restantes perdem-se em calor (daí radiadores), e perdas múltiplas mecânicas.
    O real objectivo é não aumentar a potência mas sim o rendimento do motor, pois o veículo irá ter melhor performance e gastar menos.

Nunca deve haver fumo negro em demasia num diesel, pois significa gasóleo por queimar. Nesses casos o veículo vai andar mais mas também gastar bastante mais.

O intuito é reprogramar de maneira a aumentar o rendimento do motor. Tecnicamente o veículo andar mais e gastar menos. De fábrica os carros têm uma margem muito grande na programação devido a poderem ir para diferentes países, diferentes condições de trabalho (frio, altitudes etc).

Estamos em Portugal, onde se pode modificar bastante a programação de origem.

Face à tua questão sobre reprogramar ou Power Box, Se leres esta secção do fórum já a expliquei ao pormenor.

Ambas as opções mexem com a programação original do teu carro. Na minha opinião e como reprogramador, aconselho-te uma reprogramação bem elaborada ao invés de Power Box.

A diferença principal, depende se a reprogramação é bem realizada ou não. Considero a Power Box como um apêndice ao veículo.

É a minha opinião. Podes ler e consultar aqui na parte de motores bastantes links onde exercem boas reprogramações e a um preço muito acessível.

No entanto, a escolha é tua, eu aconselho reprogramar pois se for bem feita reduz os consumos sem fumo negro o que se demonstra em melhores performances e redução de consumo. Enquanto com as Power Box raramente vi isso acontecer.

Abraço. :finger:
    a.B e Marme10 gostaram disto.
  3. Absinto

Absinto Membro PCDIGA

Registo:
    16 Dezembro 2014
    Likes Recebidos:
    10
    Localidade:
    10.222.219.220
    Acho que deves esquecer a box mesmo que seja barata, aliás nem dada metia uma box num carro meu.
  4. TOPCAT

TOPCAT Membro PCDIGA

Registo:
    27 Junho 2012
    Likes Recebidos:
    24
    Localidade:
    Marinha Grande
    eu tb ando a pensar fazer uma repro e as respostas que obti foram unanimes.... repro sempre nunca uma box.... saberá o porque melhor que eu os pros... eu irei pra uma repro assim que encontrar onde a fazer como deve ser

espero ter ajudado

cumps
  5. duckiemeister

duckiemeister Membro

Registo:
    13 Fevereiro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Obrigado a todos e especialmente ao Zecas pelo excelente esclarecimento. Cumprimentos ;)
  6. Carlos Cunha

Carlos Cunha Membro

Registo:
    29 Outubro 2016
    Likes Recebidos:
    0
    Editado
    Zec@s_MTR
    Última edição por um moderador: 3 Novembro 2016
  7. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    165
    Localidade:
    Coimbra
    Boa tarde Carlos Cunha é proibida propaganda neste fórum, para voltares a postar no mesmo sugiro que te apresentes na secção correta, e que procures aqui as tuas soluções informáticas.
    Cumprimentos. :thumbsup:

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)