ajuda em overclock de gb gtx 970 g1 gaming

Discussão em 'Overclock' iniciada por Vampire, 10 Abril 2015.

1. Vampire

Vampire Membro PCDIGA

Registo:
    17 Janeiro 2006
    Likes Recebidos:
    15
    Boas pessoal,

Preciso de ajuda uma vez que a minha gráfica apresenta uns números um bocado anormais...

A maior parte dos guides que aparecem na net dizem para uma pessoa por no afterburner +150 de core e 500 na memory... ora bem... com os 500 de memory não aguenta... aguenta com 350+/-
    ate aqui tudo bem... no entanto o estranho acontece no core... +150 de core, com boost e unigine bench ou 3dMark é lido no Gpuz 1620mhz de core... e nos guides dizem que atingem 1516mhz coM os tais +150.
    Eu para ter em boost 1516mhz basta por +80... alg sabe a razão desta descrepancia?
  2. arr-e

arr-e Membro PCDIGA

Registo:
    15 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    209
    Localidade:
    Lisboa
    lol calma contigo, começa por fazer overclock na memória, mas com calma, podes subir 50MHz de cada vez e reduzes para 20 ou 10 conforme a estabilidade, mas vai stressando após cada incremento de clocks..
    No core clock começa com incrementos de 20MHz e baixa para 10 ou 5 conforme a estabilidade..
    Atenção ás temps...
    Nem todos os chips chegam aos mesmos clocks.. Só pq na net ha pessoal que chega aos 1400 core clock não quer dizer que tu consigas
  3. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,574
    dar um boost de 150MHz tá sujeito é a fritar o chip.
  4. Vampire

Vampire Membro PCDIGA

Registo:
    17 Janeiro 2006
    Likes Recebidos:
    15
    Desculpem mas estava no telemóvel não dá para explicar muito bem.
    Vejamos os specs da minha grafica.

Gigabyte GTX 970 Gaming G1
    - Base core clock 1178mhz w/boost 1329mhz
    - Memory clock of 1750mhz (7000mhz effective);

Eu espeto-lhe +80 no core e ela chega no GPUZ e no afterburner a 1506mhz quando só devia chegar a 1409mhz... Alguma coisa não está a bater certo...

Por exemplo estes iluminados, dizem que põe +150 no core e obtem 1542mhz... com a mesma grafica...

Quando chegar a casa tiro umas prints aos graficos da minha tb já vêm... :)
    Última edição: 10 Abril 2015
  5. arr-e

arr-e Membro PCDIGA

Registo:
    15 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    209
    Localidade:
    Lisboa
    continuo sem conseguir perceber, coloca la umas screens do afterburner e do gpu-z
  6. Vampire

Vampire Membro PCDIGA

Registo:
    17 Janeiro 2006
    Likes Recebidos:
    15
    Só mais tarde agora estou no escritório, mas basicamente esses gajos dizem que com +150 no afterburner chegam a 1542mhz, eu com +150 no afterburner chego a 1620mhz... gostava de saber se é algum erro de leitura ou se há razão para esta discrepância...
  7. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,574
    isso cheira mais a erro que velocidade real visto ser uma diferença muito grande. numa situação normal isso ia causar maior aquecimento e possivelmente instabilidade
  8. arr-e

arr-e Membro PCDIGA

Registo:
    15 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    209
    Localidade:
    Lisboa
    mas.. isto é b+a = ba.

Gigabyte GTX 970 Gaming G1
    - Base Core clock 1178mhz + 80Mhz = 1258Mhz
    Boost Clock 1329mhz + 80 = 1409MHz..

Isto parece-me normal, vê os clocks no GPU-Z: [​IMG]

Segundo percebi o pessoal em média faz 1500-1550MHz Core clock e 7.5-8GHz (1875MHz) Memory clock, isto obviamente em stock voltages.
  9. reiszink

reiszink Veterano PCDIGA

Registo:
    30 Maio 2008
    Likes Recebidos:
    783
    É perfeitamente normal, o boost que aparece no GPU-Z é meramente indicativo.
    Depois cada placa é uma placa, umas conseguem mais clock que outras, mas não tem de ser o que obrigatoriamente indica no boost do GPU-Z.

Uma placa com clock base de 1250Mz, pode atingir boosts mais elevados do que uma com 1300Mz, por exemplo. Depende da qualidade do chip, do perfil energético da Bios, etc...

O que deves ter em atenção é aumentar o power limit à medida que fazes OC, caso contrário, a gráfica esbarra no limite energético e começa a perder performance.

150Mhz é normal para uma GTX 970, a maioria faz à vontade +200Mhz.
    Última edição: 10 Abril 2015
  10. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,574
    em incrementos, agora subir 150 de uma vez pode estar se a sujeitar. não estou a por em causa que ela não consiga fazer, só acho muito de uma vez
  11. senze

senze Membro PCDIGA

Registo:
    10 Agosto 2014
    Likes Recebidos:
    4
    eu tenho uma da MSI, e ando com +190 no core clock e até agora sem stress , com temps na casa dos 58-60º
  12. Joao D

Joao D Membro PCDIGA

Registo:
    21 Fevereiro 2015
    Likes Recebidos:
    105
    Localidade:
    Porto
    Eu devo ter visto o mesmo guide que tu @Vampire mas no meu caso os +140 deram-me um clock de 1254 Mhz ao contrário dos 1500Mhz que li ou dos teus 1600Mhz... os 500 de memory aguentou na boa a minha, deixei bastante tempo a correr o Heaven Benchmark e não notei nenhum artefacto nem nada de estranho...
    Eu fiz o overclock de 140 ou 150 de uma vez também, e não aumentei o power limit porque estou na mesma situação que o @senze a temperatura máxima foi de 65Cº, ainda está longe dos 80Cº do power limit a 100. E também não alterei a voltagem.
  13. senze

senze Membro PCDIGA

Registo:
    10 Agosto 2014
    Likes Recebidos:
    4
    mas a temperatura baixas facilmente com um mapa de fans alterado, eu quando vou jogar BF4 ligo o mapa das fans e ando nos 55º ou menos as x
  14. Joao D

Joao D Membro PCDIGA

Registo:
    21 Fevereiro 2015
    Likes Recebidos:
    105
    Localidade:
    Porto
    Exato. A temperatura máxima que atingi de 65Cº foi com o perfil silencioso que só liga a cima dos 45 ou 50 e não fica no máximo. Por isso acho que estas placas 970 da MSI têm muito espaço para overclock em termos de temperatura. O pessoal estava a dizer que podia fritar a placa com incrementos de +150 mas para tal não é preciso a placa atingir temperaturas altas?
    Eu li num guide que se aumentar de mais o clock e a memória o que pode acontecer é que esses valores não tenham efeito e não sejam aplicados ou que as aplicações não corram porque vão haver erros de memória por exemplo. Não tenho a certeza que isto seja verdade, mas pelo que li acho que não é normal as placas fritarem sem mexer na voltagem.
  15. arr-e

arr-e Membro PCDIGA

Registo:
    15 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    209
    Localidade:
    Lisboa
    pelo que percebi vocês devem é olhar para o boost clock.
    @Joao D se tu viste o mesmo guia que ele não podes comparar, ele tem a G1 da Gigabyte o boost clock é 1329 de origem
    Quanto ás memórias as Samsung overclockam bastante bem, essas 970 da MSI fazem 7,5GHz na boa
  16. senze

senze Membro PCDIGA

Registo:
    10 Agosto 2014
    Likes Recebidos:
    4
    joao D essas temps tão bastante altas... tens menos OC que eu e mais temp :eek:
    IG estou a fazer 1557mhz de clock
    memorias 3654

Sim dos varios OC's que vi, as da MSI vão bastaaaaaaaaaaante longe, eu e que ainda nao quis esticar mais a minha
  17. Joao D

Joao D Membro PCDIGA

Registo:
    21 Fevereiro 2015
    Likes Recebidos:
    105
    Localidade:
    Porto
    Eu estava-me a referir ao guide onde diz para aumentar 150 no clock e 500 na memória. Era um guide para a MSI gaming. Ao que ele referiu no primeiro post, confesso que não vi aquele que ele postou aqui da G1 da Gigabyte.
    Isso significa aumentar +/- 5500 na memória dependendo da frequência a que vem a gráfica?

@senze 65Cº é muito? Isso foi a temperatura máxima, a correr o Heaven Benchmark se não estou em erro, não é a temperatura normal. Quando tiver oportunidade eu testo novamente e mudo o perfil das fans.
  18. arr-e

arr-e Membro PCDIGA

Registo:
    15 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    209
    Localidade:
    Lisboa
    desde que não mexam na voltagem ela deve aguentar as temps. 65º é quentinho mas para +150 core clock acho q está bom ela normalmente estabiliza nessas temps 65-70º no máximo. Ao mínimo overclock mais puxado ela mais rapidamente falha por falta de voltagem do que thermal throttle
  19. arr-e

arr-e Membro PCDIGA

Registo:
    15 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    209
    Localidade:
    Lisboa
    7GHz / 4 dá os tais 1750MHz de clock nas memórias. GDDR5 tá dividido em 4 blocos
    Joao D gostou disto.
  20. Joao D

Joao D Membro PCDIGA

Registo:
    21 Fevereiro 2015
    Likes Recebidos:
    105
    Localidade:
    Porto
    Aaaah agora percebi o porquê de dizerem que ficava a 8Ghz a memória com os +500, porque fica nos 2000Mhz :D
    Quanto às temperaturas vou ver se mantenho isso mais baixo :)

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)