GTX 780 avariada?

Discussão em 'Suporte Técnico' iniciada por Abilio_KID, 3 Janeiro 2017.

1. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Pois é... Em maio de 2014 adquiri uma Asus GTX 780 na PCDiga e, apesar de já ter algum tempito, tem dado para as minhas tarefas com alguns joguinhos pelo meio.
    Há alguns dias comecei a ter alguns "freezes" na imagem, isto é, o PC continuava a funcionar mas a imagem congelava e tinha de fazer cold start à máquina. Outras vezes bloqueava tudo, sempre ao iniciar algo que usasse aceleração da gráfica (um jogo, um video no browser, etc.). Hoje nem no Windows consigo entrar.
    Após limpeza total de drivers (DDU), instalação de outros mais antigos, mudança de slots PCIe, etc., a única coisa que funciona é o modo de segurança do Windows ou o mesmo sem qualquer driver. Tive de recorrer à minha velhinha ATI HD5870 (1GB) que funciona na perfeição (com drivers antigos)... e lenta com'ó caneco!
    Não faço a minima ideia de quanto tenho de garantia... 2 anos da PCDiga?... 3 da Asus? RMA com ela?
    Alguém sabe como proceder?
  2. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    30 Km de Lisboa :)
    artefactos, riscos de cores, ect?
    Usavas OC ou alguma coisa que desse potencia extra?
    Deixa ai o LINK oficial da grafica que tu tens, igualzinho ao respectivo modelo sff
    pode ser que te poderei ajudar

ps: se eu entendi, ela dá imagem sem drivers?
  3. snowie

snowie Veterano PCDIGA

Registo:
    26 Fevereiro 2014
    Likes Recebidos:
    779
    Localidade:
    Porto
    Se ainda está dentro da garantia, why not?
  4. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    A placa funciona se o sistema operativo não usar aceleração por hardware. Por isso só dá em modo de segurança ou logo após remover qualquer traço dos drivers no sistema (usando o DDU - Display Driver Uninstaller). Se iniciar o Windows 7 normalmente, a imagem bloqueia no fim do logotipo a rodopiar. Antes de ficar assim costumava arrancar um jogo 3D (por exemplo), a imagem piscava um pouco, depois bloqueava. Agora nem isso, como já referi.
    É este o modelo, nem sei se ainda tenho garantia:
    https://www.asus.com/Graphics-Cards/GTX780DC2OC3GD5/
  5. snowie

snowie Veterano PCDIGA

Registo:
    26 Fevereiro 2014
    Likes Recebidos:
    779
    Localidade:
    Porto
    Info retirada de outro fórum:
    Tenta a tua sorte com a ASUS e depois diz qualquer coisa!
  6. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    Digo-te para testares em outra maquina com uma fonte que tenha capacidade para esse animalzinho.
    ve o dia da compra da grafica, pode ser que te tenha calhado a sorte grande ;)
    Mas muito estranho ela ter morrido dessa maneira.
    caso contrario:
    Se tiveres perto da pcdiga ou outra loja com boas PSU, deixa lá para a testar.
    Ps: Qualquer coisa depois disto fala com o @snowie que ele adora esse tipo de material.
    ;)
    Última edição: 3 Janeiro 2017
  7. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Afinal na caixa da gráfica refere 3 anos de garantia limitada. Com a aflição nem reparei...
    Temos em casa um outro PC mas duvido que a PSU chegue, terei de ver (450W).
    Penso que adquiri o produto em 23/05/2014 (fatura) mas não sei quando este foi fabricado.
    A loja PCDiga mais perto fica no Porto, a cerca de 100 kms daqui. Para "melhorar" a coisa, aqui perto não existem grandes casas de informática. Salvo uma ou outra "à la ****** e afins", com preços quase no dobro e ninguém percebe nada disto.
    Vou pesquisar um pouco mais na internet dada a estranheza da coisa e ver o que posso fazer.
    De qualquer forma, obrigado a todos.
  8. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    a unica coisa que podes fazer é o que te disse a cima.
    :thumbsup:
  9. Tiago Pequito

Tiago Pequito Membro PCDIGA

Registo:
    22 Julho 2015
    Likes Recebidos:
    3,116
    Localidade:
    Lisboa
    Bom Dia, normalmente nessa altura era raro ver uma placa com mais de 2 Anos de garantia, mas entra em contacto com Asus ;)
  10. Nirvana91

Nirvana91 Membro PCDIGA

Registo:
    21 Agosto 2008
    Likes Recebidos:
    16
    Localidade:
    Lisboa
    Se tens garantia, não estou a entender o drama.
  11. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Qual drama? Geralmente, quando tenho algum problema, tento resolvê-lo antes de o passar a outros. Por acaso, dada a normalidade de apenas haver 2 anos de garantia por lei, e a compra ter sido efectuada numa loja, seria com essa loja que tentaria ultrapassar isto. Como os 2 anos já terminaram, fiquei mais preocupado, claro. Sorte é ter 3 anos da marca.
    Voltando ao assunto que me trouxe cá, consegui testar a placa gráfica noutro PC. Não foi tarefa fácil por vários motivos: desde ser um APU da AMD, ter uma fonte mais fraca sem tantos cabos para VGA (apenas tinha um de 6 pinos livre), ambos os monitores em casa serem apenas VGA (tive de procurar um adaptador para DVI), ser o Windows 10, etc. Nada que não se resolva mas ainda ajudei à coisa ficando sem imagem no bicho (desliguei o IGP e lixei-me, lol), obrigando a fazer um reset à CMOS... ufa.
    Mas deu, quer dizer... mesmo sintoma: após o logo do Windows, bloqueia a imagem. No entanto funciona em modo de segurança. Vou ter de ativar o RMA à Asus.
    Depois digo algo. Obrigado a todos.
  12. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Já os contactei, falando do problema, do que já fiz (incluindo testar noutro PC) e a resposta deles foi:

Devem andar a empatar, só pode... Já lhes respondi novamente e vou ver no que dá.

Já agora, se conseguir que me troquem a placa e não houver igual, que modelo equivalente me poderão dar? Acho que em termos de performance só mesmo a GTX 970.
  13. Tiago Pequito

Tiago Pequito Membro PCDIGA

Registo:
    22 Julho 2015
    Likes Recebidos:
    3,116
    Localidade:
    Lisboa
    Não tens nenhuma loja de informática perto de ti ? Basta deixares para verem o que se passa e depois empresa passa um relatório e envias para Asus
  14. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Já iniciei o processo de RMA com a Asus. Vêm buscá-la no dia 10 (via DHL). Vai passar "férias" na República Checa durante uns tempos. Para quem está habituado, quantas semanas/meses terei de ficar a funcionar em slow motion com esta ATI para desenrascar?!?!?
  15. snowie

snowie Veterano PCDIGA

Registo:
    26 Fevereiro 2014
    Likes Recebidos:
    779
    Localidade:
    Porto
    Bem, depois de uma pequena pesquisa no reddit pelo historial de RMA da Asus, aquilo está um bocado manchado para o lado deles.. Há casos que correram bem mas vários que não foram lá muito famosos.. Vamos esperar que o teu caso corra bem.

https://www.reddit.com/r/pcmasterrace/comments/4p23xb/asus_knowingly_destroying_customer_property/
    https://www.reddit.com/r/pcmasterrace/comments/48zm6j/asus_rma_hell_my_ongoing_experience/
    https://www.reddit.com/r/buildapc/comments/2qglhq/discussion_terrible_asus_rma_what_can_i_do/
    https://www.reddit.com/r/buildapc/comments/2jri0r/ridiculously_bad_asus_rma_service/

Se por acaso vires que está a correr pó torto, tenta entrar em contacto com eles pelo twitter ou pm no reddit ao user @rog_erik, parecem ser os dois spots onde mais informações deves conseguir. boa sorte!
    Última edição: 6 Janeiro 2017
  16. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Ouch...!!! Eh pah... Estou a ver que a coisa pode ficar negra. O guito não cai do céu senão já cá cantava outra.
  17. snowie

snowie Veterano PCDIGA

Registo:
    26 Fevereiro 2014
    Likes Recebidos:
    779
    Localidade:
    Porto
    Como forma de segurança vai sempre "apertando" com eles, perguntar por updates na situação e isso.
  18. snowie

snowie Veterano PCDIGA

Registo:
    26 Fevereiro 2014
    Likes Recebidos:
    779
    Localidade:
    Porto
    @Abilio_KID novidades? estava interessado em saber porque também estou com ideias de usar o RMA deles..
  19. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    A placa já está na República Checa (acompanhei online a viagem pela DHL). De momento, ao verificar no site da Asus, apenas diz "Testes Finais". Pelo que vejo lá, costuma ser:
    Acho que passou para testes finais demasiado depressa. Deve ser para empatar a coisa. Assim o cliente espera sem saber ao certo em que estado se encontra.
    Tenho de aguardar e ver no que dá.
    Edit(16/01/2017): Recebi um email a confirmar a conclusão da reparação. Devem estar para a enviar de volta. Sim, penso que será a mesma reparada e não uma nova.
    Última edição: 16 Janeiro 2017
    Tiago Pequito gostou disto.
  20. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Ok pessoal. A placa já retornou a casa. Sim, a mesma. Foi no dia 6 com a caixa e acessórios originais, e voltou hoje numa caixa simples (mas bem protegida) sem qualquer acessório (grr...). Já instalei a bicha, configurei tudo à minha maneira, joguei, trabalhei (CUDA and stuff like that) e tudo me parece OK.
    Ficou o bichinho do upgrade mas terei de esperar até ter guito...

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)