GTX 780 avariada?

Discussão em 'Suporte Técnico' iniciada por Abilio_KID, 3 Janeiro 2017.

1. Tiago Pequito

Tiago Pequito Membro PCDIGA

Registo:
    22 Julho 2015
    Likes Recebidos:
    3,014
    Localidade:
    Lisboa
    Ainda bem, afinal foi facil :)
  2. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Se calhar foi sorte. Espero que mais dia menos dia a placa não volte a falhar. Aquando da finalização da reparação fui contactado pela Asus. Só não me informaram sobre a transportadora nem a data de entrega. Hoje, por sorte pois estava em casa, aparece-me o tipo da DHL para entregar a encomenda. Sem qualquer aviso. Mas pronto, está resolvido.
    snowie e Tiago Pequito gostaram disto.
  3. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Desculpem desenterrar este tópico... mas hoje notei algo meio estranho no PC: pelo que consigo ver (e já testei o suficiente) a placa gráfica apenas corre a x8 no PCI express. Não sei se foi desde que veio do RMA mas não sai dos 8x.
    O CPU-Z, Aida64 e afins, todos indicam que a mainboard suporta x16 tanto no 1º como no 2º slot mas apenas está a usar 8x (mesmo quando puxo pela placa). Será da gráfica ou da board?
    Não encontro nenhum setting para mudar a opção.
  4. Passal

Passal Membro PCDIGA

Registo:
    20 Setembro 2006
    Likes Recebidos:
    47
    Localidade:
    Porto
    Se não tiveres nenhum configuração de especial tipo OC, experimenta fazer um reset à BIOS. Também podes experimentar novamente a tua antiga HD 5870 que já funciona x16 e verifica se nos programas referidos já detecta a placa gráfica x16...
  5. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,152
    notaste algo estranho em que sentido? é que mesmo em x8 a placa trabalha de igual forma. não vais perder performance por isso
  6. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Desculpem a demora em responder mas abri o PC, troquei a gráfica e a placa de som de slots, aproveitei para trocar a bateria da CMOS (just incase) e configurei tudo o mais limpinho possivel. Ou seja, modo de segurança, remover drivers e software tanto da gráfica como da placa de som, re-instalar tudo e coisa e tal.
    O mesmo problema dos "8x" continua. Já monitorizei as temperaturas, para ver se algo se passava por esses lados, mas tudo OK...
    gwfan, notei que estava apenas a 8x no GPU-Z, CPU-Z, Aida64, etc. Pelo que li, os 8x chegam, eu sei, mas é estranho que a placa tenha ficado assim desde que veio do RMA. Caso seja da mainboard (já é de 2009, BIOS de 2010), espero que algum chip não esteja a dar de si.
    Passal, "refiz" a BIOS (configurações) mas sim, o meu PC está em overclock (i7 920 @ 4GHz). Irei testar sem OC para ver como fica.
  7. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    30 Km de Lisboa :)
    Qual é a MBO que tens?
  8. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,152
    Tu n tens a plca de som numa slot x16? Pode estar a desativar o x16. Mas se é so isso n te chateies mt com isso
  9. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Asus P6T SE

Anteriormente tinha a placa de som no PCie x1 e logo a seguir (no 1º PCIe x16) a gráfica. Desde o RMA, não sei ao certo quando, reparei que se mantinha a x8. Para tirar as dúvidas, caso fosse o slot, mudei para: gráfica no 1º PCIe, placa de som no 3º PCIe. Mesmo assim a gráfica mantem-se a x8. Testei com uma pen Linux em modo Live e este reporta: Capacidade x16, estado actual x8...

Penso ser da gráfica. Sei que não deve fazer grande, se alguma, diferença, mas gosto de saber o porquê das coisas sem mais nem menos mudarem no PC (dado que eu nada fiz).
    Irei investigar um pouco mais mas acho que não se irá alterar...
  10. Passal

Passal Membro PCDIGA

Registo:
    20 Setembro 2006
    Likes Recebidos:
    47
    Localidade:
    Porto
    Se ainda tiveres a tua placa antiga poderá ajudar a identificar o problema... Se a placa antiga detectar a x16 aí excluí a possibilidade da board, no entanto também poderá ser aí algum conflito... Que é estranho é, no entanto a nível de performance não notarás muita diferença :)
  11. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Desculpem voltar a este tópico mas evita-se abrir outro.
    Hoje estava a experimentar o Unreal Tournament 4 (que, como sabem, é "free to play" ou o caneco) e o PC bloqueou. Como o último update pôs o jogo meio aos saltitos, não me admirou nada que tivesse bloqueado, embora achei estranho ter sido mesmo o PC todo e não só o jogo... Re-iniciei o PC e tudo me parecia bem. Até fui ver as temperaturas do CPU e GPU o quanto antes para verificar se não seria disso... mas estavam bem. Entretanto fui fazer outras coisas em casa e quando voltei reparei que estava na tela do login do Windows. Hmm, dado que não o tinha bloqueado nem se bloqueia sózinho, fui ver e o visualizador de eventos dizia que o PC re-iniciou sózinho sem motivo aparente (outra vez?).
    Foi então que reparei nas propriedades do Windows que, em vez dos 18 GB de RAM (3x2 + 3x4, todas Kingston 1333Mhz) só me apareciam 12 GB. Se não sabem, as boards com o chipset X58 costumam passar-se com todos os 6 slots de RAM em uso. No passado tive situações em que, sem mais nem menos, não conseguia ver a RAM toda na BIOS. Tinha de andar à sorte a trocar a posição dos sticks até me aparecerem os 18 GB. E foi o que fiz hoje, embora com muitas dores de cabeça até finalmente conseguir (são quase 3 da manhã...).
    E que raio tem isto a ver com o tópico ou com a história do PCIe a x8 em vez de 16x? Perguntam vocês... Bem, agora já me aparece em todo o lado PCIe 2.0 X16!!!:confused:

Estou mesmo a ver a board ou o CPU a darem sinais de idade. Mas que é estranho... sem dúvida. Bem, ficou mais uma para a história. Sempre me vou entretendo com a coisa.:muted:
  12. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    Instala isto hwmonitor e manda as temperaturas do IOH ... ? (printscreen)

Qualquer coisa diz que ainda te adquiro a board para nao a levares ai a morrer na prateleira ;)
  13. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    IOH = North bridge, certo? Tenho esse programa (entre outros) e não sei ao certo qual é o nome do parâmetro que equivale ao IOH. Penso que será o "System temperature" no programa "Open Hardware Monitor". Neste momento diz 37º (em idle) mas sei que aquece bem em load.
    No overclock que fiz, apenas tenho 1.1v no IOH voltage (quando na net aconselham 1.2+). Não será então por aí.

De qualquer forma, retirado do programa:
  14. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    Ok do ioh não é, mesmo podes deixar o hwMonitor aberto quando jogas e ele guarda os máximos de todos os patamares.
    Mas eu que tive uma bela aprendizagem ha pouco tempo no x5675.
    Explica esse teu OC no I7-920?
    Tens algo mal ajudado nessa bios da asus. E deve ser bem mais completa que a minha.
  15. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Já tinha referido o meu overclock num tópico de 2014. Nem me lembrava dele. Acho que continua igual:
    http://www.pcdiga.net/threads/55046/#post-558079

Seria bom um Xeon com 6 núcleos para substituir o meu mas não se encontra muito por aí (ou ando a ver nos sitios errados).
  16. PT_AH

PT_AH Membro PCDIGA

Registo:
    22 Novembro 2014
    Likes Recebidos:
    934
    Localidade:
    X5650 (60€)/ x5675 (8
    95€) sem portes ( não tenho os comigo ainda)
    X5650 com oc a 4.0 é top e nessa motherboard chega na boa.
    Só te aconselho pk tens material todo compatível ;)
    Escusas de comprar um r5 1600x ou um i7 / i5 k - que o cpu tem sarda para os acompanhar. Qualquer coisa dás ai uma vista de olhos na minha assinatura youtube xeon teste ( ainda falta mais vídeos) tens lá referidos os do fakemeta e página do Facebook mais dados do xeon testes e com / sem oc.
  17. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Mais um update a esta história ridicula...
    Nos últimos 2 ou 3 dias, ao jogar algo, após alguns minutos a imagem fica preta (com o som "preso" no fundo) e o PC deixa de responder. Força-me a fazer um reset à máquina e ao iniciar não encontro indicios da causa do crash. As temperaturas estão dentro do normal logo a seguir. Para além disso, só acontece num jogo 3D pois a puxar pelo PC no Windows (sem ser jogos) não me tem acontecido (por sorte?).
    Desta última vez reparei que a gráfica voltou a ficar a PCie 8x. Enfim... parece que a reparação da gráfica ficou a meio gaz...
  18. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    1,472
    Manda de volta a ver se com sorte te dão outra.
    PT_AH gostou disto.
  19. Abilio_KID

Abilio_KID Membro PCDIGA

Registo:
    20 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    7
    Pois, mas o problema é que ela funciona bem (até crashar, claro). Ou seja, quando foi para reparar não dava mesmo nada. Para piorar as coisas, a garantia acabou este mês!
    Ainda agora estive a fazer uns testes de estabilidade, tanto no CPU como no GPU e as temperaturas mantiveram-se nas esperadas (considerando o overclock no CPU). O PC não sobreaqueceu nem bloqueou, tudo OK. Tal como antes, só parece acontecer ao usar 3D em jogos. Talvez algum problema num engine da gráfica.
    Bem... não há muito que possa fazer por agora, pois não posso gastar guito em nenhuma peça ou num PC novo. Ficou aqui o registo para nos divertimos um pouco com o insólito :meh:

Edit: Agora, se o PC arranca em modo PCi 16x, mais tarde ou mais cedo crasha. Se inicia em modo 8x, funciona impecavelmente...
    Última edição: 20 Maio 2017 às 21:21

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)