Lei da Eutanásia chumbada no Parlamento

Discussão em 'Discussão Geral' iniciada por Zec@s_MTR, 30 Maio 2018.

1. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    156
    Localidade:
    Coimbra
    Foi hoje chumbada a lei da Eutanásia no Parlamento, gostava de ouvir as vossas opiniões sobre este assunto.
    Dou a minha: Sim.

Os nossos animais de estimação têm direito a uma morte digna quando assim é preciso, mas nós humanos, ainda não...

Quem defende o não talvez se tivesse assistido aos últimos meses de vida de um avô com cancro de pâncreas terminal como eu onde não falava, não comia, não via, não comunicava, apenas gemia e sofria de dores, se calhar mudava de opinião...

Qual a vossa opinião?
    vulkie e /H/ gostaram disto.
  2. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,311
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Eu nisto ainda fico no neutro, não dou o sim mas também não dou o não.
    Ontem tive a ouvir parte do debate no parlamento em que a Mortágua falou até à Apolónia do PEV e aqui concordo num argumento que ela deu: se eu quiser morrer das 2 uma: ou arranjo uma forma de me suicidar (que em caso de incapacidade, doença em estado avançado, cenários semelhantes dificilmente é possível essa pessoa fazê-lo) por tanto a solução é pedir a alguém para me matar e mesmo que seja eu a pedir, a outra pessoa cometeu homicídio por me privar do direito à vida, mesmo que o sofrimento já fosse insuportável, segundo a legislação em vigor. Em relação aos animais tive a pensar ontem no que disseste dos nossos animais e não faz sentido o impasse de apenas permitirem neles.
    No não, ainda se prende muito a questão ética (e um pouco religiosa, tho desta não valorizo muito) porque os nosso médicos fazem os seus estudos todos e por maiores crânios que sejam, não conseguem lidar com um pacientes, quanto mais dar fim à sua vida. Eles deviam de ter uma cadeira que lhes desse a capacidade de refletirem propriamente sobre questões destas. Para além disto, no caso da eutanásia ter sido aprovada acontecia algo que vai um pouco pelo absurdo: da forma que vejo psicológicos/psiquiatras mandarem medição que afeta o sistema nervoso por causa de "falta de atenção/concentração" que em boa parte dos casos é desnecessária, um médico se não tiver reflexão suficiente recomenda eutanásia com muita facilidade
  3. vulkie

vulkie Membro PCDIGA

Registo:
    9 Setembro 2016
    Likes Recebidos:
    241
    Localidade:
    Benedita
    Se for legalizada as pessoas que são contra simplesmente não usufruam dela. A votação foi um exemplo de como a democracia representativa deve funcionar. Não estou satisfeito com o resultado, porque sou completamente de acordo da Eutanásia, mas pronto, mais tarde ou mais cedo certamente terão de a regulamentar.

Para as pessoas que são contra a Eutanásia, simplesmente faço uma pergunta:
    Se não conseguissem mexer os membros, estivessem de cama a sofrer com dores sem conseguir comer comida sólida, sem conseguir fazer nada, sabendo que vão morrer dentro de uns meses, sabendo que a vossa doença não tem cura e melhorar não é uma opção, sabendo que os vossos familiares sofrem convosco e irão continuar a sofrer até vocês acabarem por morrer, não têm o direito de terminar a vossa vida?

E claramente, @NoobTuga há casos e casos, a eutanásia não seria para uma pessoa que só tem depressão, seria para um número mínimo de pessoas. Essas com depressão conseguem suicidar-se portanto têm mais opções do que as que nem conseguem mexer os bracinhos.
    estimado21 gostou disto.
  4. oliveirarui

oliveirarui Membro PCDIGA

Registo:
    28 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,768
    Localidade:
    Swindon
    Sou a favor de ser despenalizada.

No entanto, partindo do principio que há quem seja contra nao deveria ser dinheiro de impostos a pagar esse procedimento (a menos que as pessoas nao tenham possibilidade de o pagar). Ou seja, quem quer tem de pagar por isso. Outra questão que ponho é a seguinte. Como considero que as pessoas tem a liberdade de escolher se querem ou não morrer, o médico tem de ter a liberdade de dizer se quer ou não fazer.. Ou seja nao se pode obrigar ninguem a fazer o que vai contra a sua moral/ética.

Tudo isto advem da minha opinião sobre o aborto. Acho bem que ninguem vá preso por faze-lo e que se criem condiçoes para se fazer. No entanto sei qua ha quem seja contra e essas pessoas nao deveriam ser obrigadas a pagar por isso, nem os médicos que nao o querem fazer obrigados a faze-lo.

Temos todos (ou deviamos) liberdade de escolha, e nao devemos ser privados dela, quer para um lado quer para o outro. Espero que me tenha feito entender.

EDIT: só aqui um parentises. A quando do aborto e casamento homosexual a esquerda exigiu referendos porque quem estava no poder era a direita. agora que se apanham com a maioria já ninguem quer referendos.. eles é que sao donos da moral e verdade.
    Zec@s_MTR e NoobTuga gostaram disto.
  5. Meandor

Meandor Membro PCDIGA Membro

Registo:
    8 Fevereiro 2017
    Likes Recebidos:
    116
    Localidade:
    Porto
    Tal como na questão da despenalização do aborto, sou contra o princípio mas também acho que as pessoas que sentem necessidade de recorrer, devem dispor de forma de o fazer condignamente e sem incorrer em ilegalidade e crime. Se houvesse um referendo provavelmente votaria sim.
    Agora parece-me que o enquadramento legal é muito complexo e certamente não se conseguirá uma solução concensual apenas com propostas de lei individualizadas dos diversos partidos.
    Não percebo como é que uma questão fracturante como esta, não se promove um um referendo, com um debate social generalizado.
    Zec@s_MTR e oliveirarui gostaram disto.
  6. oliveirarui

oliveirarui Membro PCDIGA

Registo:
    28 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,768
    Localidade:
    Swindon
    estao à espera das eleições..nao vao gastar um trunfo desses nesta altura da legislatura.

Mas comentando o teu comentáro (lol) Acho que as pessoas deviam ser como tu. Mesmo nao concordando com a atitude estás a permitir que as pessoas tenham a liberdade de escolha. Quem nao quer nao faz. Qualquer coisa que nao influencia/prejudica/magoa ninguem à exepçao do proprio ninguem te deveria poder proibir.
    Meandor gostou disto.
  7. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,311
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Yh a diversidade de casos é bastante para ser exemplificada, pelo que se resume a pessoas sem qualidade de vida devido a doença, existindo a solução de dar mais dignidade por acabar com esse sofrimento, isto porque dificilmente há tratamentos para patologias que consigam restaurar uma boa qualidade de vida.
    Concordo também com o que dizes: despenalização da eutanásia dá a possibilidade de usufruerem aqueles que entenderem.

Se víssemos todos por esse aspeto, acho que a maioria seria favorável e concordo totalmente, tho o debate na sua maioria não se faz por aí infelizmente.
    Zec@s_MTR gostou disto.
  8. Atmos

Atmos Membro PCDIGA

Registo:
    18 Julho 2013
    Likes Recebidos:
    145
    Localidade:
    Vila do Conde
    Sempre fui e continuarei a ser a favor da Eutanásia.

Viver não é apenas uma palavra. Viver é uma coisa maravilhosa, uma dádiva. A partir do momento em que uma pessoa perde as mínimas condições para usar e abusar da sua própria vida, claramente que deveria ter o direito a escolher o seu caminho.

Viver numa cama, ligado a máquinas... enfim, isso não é vida!

Cada um tem direito à sua opinião, tal como cada um deveria ter direito a escolher o seu destino, mas por favor, não digam, nem escrevam asneiras como esta menina:

NoobTuga, estimado21, RarZard e 2 outros gostaram disto.
  9. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    156
    Localidade:
    Coimbra
    @Atmos aqui é a ignorância com a burrice misturadas, alguém que lhes envie um "e-mail" a dizer que a escolha é unicamente da pessoa doente.
    Miggydemo, NoobTuga e Atmos gostaram disto.
  10. Atmos

Atmos Membro PCDIGA

Registo:
    18 Julho 2013
    Likes Recebidos:
    145
    Localidade:
    Vila do Conde
    @Zec@s_MTR, infelizmente é o que mais se vê hoje em dia em certas manifs. Pessoal que não faz a mínima ideia do que lá está a defender, apenas vão porque é fixe e porque não têm mais nada que fazer nesse dia.

As pessoas deviam pensar melhor antes de se juntarem a uma causa, era bom para todos. ;)
    Zec@s_MTR e NoobTuga gostaram disto.
  11. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,311
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    "Por favor não matem as velhinhas" Com sorte ela tem uma avó na família que não a visita sequer e tá ela isolada ou então espera que a velhinha morra para ficar com a herança (porque infelizmente há seres assim, posso falar dentro da minha família...). São estas ideologias que ainda nos deixam um pouco atrás em temas complexos
    Atmos e Zec@s_MTR gostaram disto.
  12. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,311
    Isto é sempre muito bonito quando não nos toca a nós!
    Por isso não passou!

Acho que devemos ter o direito de fazer o que achamos o que é melhor para nós desde que não afecte 3ºs!
  13. ricardomargarid

ricardomargarid Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

Registo:
    12 Setembro 2011
    Likes Recebidos:
    263
    Localidade:
    Pombal
    Tirando todos os memes que vieram deste assunto (e alguns MUITO bons) não deixo de mostrar o meu desagrado mas com respeito.
    Não é desagrado por ter ganho o não porque acredito que é uma questão de tempo mas pelos argumentos que ouvi dentro e fora do parlamento que são no mínimo ridículos e me fazem ver que não estamos assim tão longe da paródia dos States.

A minha opinião é a seguinte: acho que quem está no limite e toma esta decisão (ninguém decide morrer porque sim muito menos com todos os checks que iriam ser postos em funcionamento) tem o seu direito a terminar a vida de uma forma digna e segura (sem sofrimento) e respeito que apenas médicos que se sintam ética e pessoalmente à vontade com o fazer é que o possam fazer sem que se obrigue ninguém, nem de um lado nem doutro.

Acho que poderia haver um pouco mais de mente aberta e liberdade nestes assuntos, sempre com ponderação para não passar a libertinagem.
    Atmos, Zec@s_MTR e NoobTuga gostaram disto.
  14. Atmos

Atmos Membro PCDIGA

Registo:
    18 Julho 2013
    Likes Recebidos:
    145
    Localidade:
    Vila do Conde
    Basicamente é isto:

Só não vê quem não quer ver. ;)
    Zec@s_MTR gostou disto.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)