AMD Store MI - O sweetspot entre capacidade e velocidade!

Discussão em 'Software Geral' iniciada por NoobTuga, 21 Junho 2018.

  1. NoobTuga

    NoobTuga Membro PCDIGA

    Registo:
    14 Março 2016
    Mensagens:
    4,216
    Likes Recebidos:
    1,457
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Boas!
    Assumo que por esta altura já tenham ouvido do Storage MI, tecnologia que a AMD está a implementar nas motherboards com chipsets 400 e que permite usar 1HDD+1SSD(+2GB RAM) como apenas uma unidade, combinando a capacidade total dos dois e tirando partido das velocidades do SSD.

    O que é que isto faz? In a nutshell, um ficheiro é composto por diversos blocos que fisicamente na unidade de armazenamento são colocados onde existir espaço livre. Acontece que alguns desses blocos podem ser maiores que outros e uns são mais rápidos a carregar que outros. A partir daqui, o Store MI vai alocar no SSD os blocos que têm mais uso, permitindo que estes sejam carregados mais rapidamente e acaba com o inconveniente de ter de andar a trocar ficheiros de um lado para o outro, conforme o uso que é dado na altura (por exemplo esta semana jogo GTA e CS, por tanto vou metê-los no SSD, mas para a próxima semana nem sequer vou tocar-lhes e como estes tão-me a tirar espaço preciso do SSD vou metê-los no HDD, passando de lá para o SSD o BF1 e LoL que vou viciar bastante)

    Isto faz-vos lembrar algo? Sim, o Intel Optane! Surgem diferenças aqui entre o Optane e o StoreMI: o Optane exige que a motherboard seja da Intel (chipset 200 ou superior), exige que comprem o SSD específico da intel que vai ser acoplado ao HDD, mas a sua capacidade não será usada para armazenamento, ficando limitado aquele hardware a servir de cache; o StoreMI exige que a motherboard seja da AMD (chipset 400) e pede duas unidade de armazenamento (HDD+SSD) e 2GB de RAM, sendo a capacidade final a soma dessas duas unidades.

    Se não quiserem ler deixo aqui o vídeo do AMD_Robert com a explicação simples da tecnologia:

    No caso de estarem interessados em usar o StoreMI têm o software no site da AMD https://www.amd.com/en/technologies/store-mi
    /H/ gostou disto.
  2. NoobTuga

    NoobTuga Membro PCDIGA

    Registo:
    14 Março 2016
    Mensagens:
    4,216
    Likes Recebidos:
    1,457
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
  3. Cpt_Crunch

    Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

    Registo:
    1 Maio 2012
    Mensagens:
    9,634
    Likes Recebidos:
    2,384
    Sempre é mais flexível que optane!
  4. /H/

    /H/ Membro PCDIGA Membro

    Registo:
    26 Junho 2017
    Mensagens:
    842
    Likes Recebidos:
    193
    Localidade:
    Santarém
    Gostei da ideia.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)