1. Atenção: Nesta secção não é permitido demover utilizadores de comprar material novo para comprar usado!

Desktop para Design Gráfico + Photoshop (intensivo) e Vídeo (pontualmente)

Discussão em 'Ajuda/Configurações PCDIGA - Desktops' iniciada por fabiosilva, 10 Outubro 2018.

1. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Olá a todos! :)
    Dado que o tópico original foi eliminado sem querer pela moderação (acontece a qualquer um :) ) Para não perder o fio à meada e de forma a poder ser util a pessoal que partilha as mesmas necessidades que eu, publico aqui a build que me foi recomendada para trabalhar com Photoshop e Illustrator e algum vídeo (premiere, nada de 4K, pelo menos a 5 anos):

- PROCESSADOR INTEL CORE I7-8700 HEXA-CORE 3.2GHZ C/ TURBO 4.6GHZ 12MB SKT1151
    - MOTHERBOARD MICRO-ATX ASROCK B360M PRO4
    - FONTE DE ALIMENTAÇÃO COOLER MASTER MWE BRONZE 550W
    - CAIXA MICRO-ATX COOLER MASTER N200 USB 3.0 PRETA
    - SSD M.2 2280 SAMSUNG 970 EVO 250GB MLC V-NAND NVME (para windows e instalações)
    - DISCO RÍGIDO 3.5" SEAGATE BARRACUDA 1TB 7200RPM 64MB SATA III (dados)
    - SSD 2.5" CRUCIAL BX500 120GB 3D TLC SATA (cache, penso que seja tipo ReadyBoost)
    - COOLER CPU COOLER MASTER HYPER H412R
    - MEMÓRIA RAM G.SKILL AEGIS 16GB (2X8GB) DDR4-3000MHZ CL16 PRETA
    - PLACA GRÁFICA MSI GEFORCE GTX 1060 ARMOR 6G OCV1
    - SISTEMA OPERATIVO WINDOWS 10 HOME 64 BITS PT DVD OEM (ainda estou a pensar...)

EXTRAS:
    -
    LEITOR CARTÕES 1LIFE CR:BAY INTERNO P/3.5'' USB 2.0 (mais que leitor de DVD, isto dá-me jeito)
    -
    TECLADO+RATO LOGITECH WIRELESS COMBO MK270 PT
    - MONITOR BENQ DESIGNER PD2700Q IPS 27" QHD 16:9 60HZ (de 27", para rentabilizar ao máximo a disponibilidade gráfica, sugestão @NoobTuga)

TOTAL: 1693,60

ALGUMAS DÚVIDAS QUE SURGIRAM (@NoobTuga , talvez possas esclarecer)

- Ao abrir a página do produto do processador, existe lá a indicação "Este modelo inclui Cooler / Dissipador.". Vale mesmo a pena comprar um à parte (talvez para ganhar alguma eficiência), ou o que vem com o processador serve bem?
    - Quanto ao disco para cache, li em alguns fóruns que talvez não seja assim tão necessário (inutil) e que é preferivel reforçar RAM. Será verdade?

OBRIGADO! :)
  2. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,432
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Boas!
    Cá estou eu de volta. A build que te tinha sugerido era esta (só para tentar retomar um bocado o outro tópico):
    Deixo já a nota para a gráfica que meteste, estás a pagar +10€ para ter uma PCB e cooler pior. Opta antes pela Armor ou AMP!
    Fizeste-me ter de ir rever as fontes onde costumo consultar tudo. O SSD para cache funciona para tornar a edição mais fluida ao mexer ou cortar excertos. Mete-se novamente a questão como na gráfica e com razão, edição de vídeo vai ser feita pontualmente e a 1080p, se for algo relativamente simples podes tirar o BX500.
    O CPU inclui dissipador mas é o manhoso da intel. Até servia se fosses jogar, como não passa a vida a puxar forte do CPU não aquece de forma extrema. Não acredito que sejam poucas as vezes em que a utilização é alta, daí meter o cooler aftermarket, para evitar thermal throttle
  3. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
  4. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,432
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
  5. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Viva @NoobTuga !

Acho que vou fechar a configuração assim:
    - PROCESSADOR INTEL CORE I7-8700 HEXA-CORE 3.2GHZ C/ TURBO 4.6GHZ 12MB SKT1151
    - MOTHERBOARD MICRO-ATX ASROCK B360M PRO4
    - FONTE DE ALIMENTAÇÃO COOLER MASTER MWE BRONZE 550W
    - CAIXA MICRO-ATX COOLER MASTER N200 USB 3.0 PRETA
    - SSD M.2 2280 SAMSUNG 970 EVO 250GB MLC V-NAND NVME (para windows e instalações)
    - DISCO RÍGIDO 3.5" SEAGATE BARRACUDA 1TB 7200RPM 64MB SATA III (dados)
    - COOLER CPU COOLER MASTER HYPER H412R
    - MEMÓRIA RAM G.SKILL AEGIS 16GB (2X8GB) DDR4-3000MHZ CL16 PRETA
    - PLACA GRÁFICA MSI GEFORCE GTX 1070 TI GAMING 8G
    - SISTEMA OPERATIVO WINDOWS 10 HOME 64 BITS PT DVD OEM (ainda estou a pensar...)

EXTRAS:
    -
    TECLADO+RATO LOGITECH WIRELESS COMBO MK270 PT
    - MONITOR BENQ DESIGNER PD2700Q IPS 27" QHD 16:9 60HZ (de 27", para rentabilizar ao máximo a disponibilidade gráfica, sugestão @NoobTuga)

TOTAL: 1874,80

-----

- No que toca à placa gráfica, ainda não estou certo. Mas hoje percebi que pode ser um ERRO gigante não investir numa máquina que me permita fazer edição 4k com relativo conforto. Isto está a evoluir muito rápidamente e +1 ou 2 anos, vou ter clientes a exigir trabalhos a este nivel. Penso que a placa que indicas-te é a mais acertada, e a diferença nem é tão significativa.
    - Disco de cache, para já, vou descartar. Se mais tarde sentir necessidade, acrescento (desktop tem esta vantagem).
    - Monitor, outro problema! Porque não 4k já? Aqui sim, talvez porque ainda não compensa! Quando for necessário, compro um monitor 4k e fico com um segundo monitor. Acho que não estou a pensar mal! :)
  6. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,432
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    A build parece bem para comprar agora, daqui a 2 semanas posso já não dizer o mesmo.
    Concordo com o que dizes, estares já a fazer future proof no monitor é um bocado demais. 1440p por agora acredito que já te deixe à frente da maioria por tanto...
    Daqui a 2 semanas já saíram 3 novos CPUs da 9ª gen para o mercado. Anda um bocado aldrabado mas se for real os 40% de ganhos na suite da Adobe pode ser algo a ponderar, surge o inconveniente de ser bastante mais caro. Se puderes esperar acho que pode valer a pena.
    fabiosilva gostou disto.
  7. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Concordo! Vou aguardar para ver o que acontece. Fica em stanby, o topico. :)

Obrigado
  8. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,363
    40% não, ganhos só no clock!
    fabiosilva gostou disto.
  9. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    @Cpt_Crunch
    Nesse caso, queres dizer que pode não justificar para o meu caso?
    Naturalmente, dependendo do montante da diferença, que ainda ninguem sabe (se será muito alto, baixo ou comportável).
  10. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,432
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    https://www.kitguru.net/components/...-core-i5-9th-gen-cpus-and-a-new-28-core-xeon/
    É o que a intel diz, por tanto acrescenta aquela pitada de sal. Depois de dia 18 o pessoal da Puget Systems vai divulgar os seus benchs na adobe suite, acredito que dê para tirar boas conclusões
  11. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Parece que já sao conhecidos os precos dos novos Intel, para Portugal. Nem sei se no meu caso vai justificar optar pelo i7 de 9 geracao (500€).
    Resta esperar pela novidade na PCDiga.
  12. Cpt_Crunch

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,363
    Esse 9700 é pior compra que se pode fazer!
  13. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    @Cpt_Crunch ,
    Então, mais vale ficar pela 8ª geração e poupar cerca de 100€?
    Agora que começam a surgir valores, fiquei curioso pela opinião do @NoobTuga . Se bem que ainda falta o "veredicto" dos bench's
  14. Cpt_Crunch

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,363
    O lineup é 9900k 630€ 8c/16t!
    500€ o de 8c, 400 o de 6c...
    Tendo em conta que amd vende bastante mais barato mas com menos 20fps~ nos jogos.

São preços absurdos practicados pela a Intel!
  15. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Talvez me fique pela minha configuração inicial (8 geracao). Mas vou esperar mais uma ou duas semanas a ver o que acontece.
    Seja como for, parece que tao cedo não vamos ver baixa de preco na Intel...
  16. Grilains

Grilains Membro

Registo:
    6 Outubro 2018
    Likes Recebidos:
    2
    Olá Fabio!
    Em que te baseaste ou porque optastes pelo i7 8700? porque não optas pelo 8700K ? E uma MB ATX? Digo isto porque por acaso também estou a fazer um build parecida só mesmo para produção musical, ou seja preciso que todos os componentes sejam estáveis e sólidos para oferecerem o mínimo de latência possível. E pela procura que fiz julgo que o i7 8700k é uma melhor escolha ( sou noob na matéria de informática) . E a gráfica se pudesse usava a do processador xD mas estou a pensar meter uma 1050ti. Um abraço!
    fabiosilva gostou disto.
  17. fabiosilva

fabiosilva Membro

Registo:
    16 Setembro 2015
    Likes Recebidos:
    1
    Viva, @Grilains
    Também sou "noob" em informática e a build que aqui está, foi sugerida aqui no fórum de acordo com as minhas necessidades (essencialmente, illustrator e photoshop prá cabeça e premiere). E eu concordei. :)
    Francamente, não estou apto a responder às tuas questões. Talvez o @Cpt_Crunch ou o @NoobTuga possam elucidar as razões dessas opções.

Abraço
  18. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,432
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    O 8700K apenas fica com a vantagem de overclock, não meti na build do Fábio porque ele não vai querer fazer. Existe também uma pequena diferença no clock, mas pelo intel XTU dá para resolver o problema. A board ATX depende, se for com o chipset Z370/Z390 para OC é o standart, noutros inferiores já só é pagar mais para ter mais plástico.
    Btw na tua só precisas de cores/threads. E mesmo assim quantos precisas vai ser relativo e em função da complexidade dos teus projetos e a quantidade de plugins que estás a usar. Tanto o 8700 como o 8700K têm gráfica integrada, acrdito que sirva satisfatoriamente para o que vais fazer, mas se quiseres fazer uma jogatana mete a 1050Ti, já dá para muito
    Grilains e fabiosilva gostaram disto.
  19. Grilains

Grilains Membro

Registo:
    6 Outubro 2018
    Likes Recebidos:
    2
    Obrigado pela resposta ;) exato, pelo que sei o Cubase usa mais6a velocidade de processamento multi core enquanto que o Ableton Live usa mais single core. Assim com o 8700K julgo que tiro o melhor partido para os dois softwares. Desculpa Fábio estar me aqui a meter no teu thread, mas como a build é ligueiramente parecida e não focada no gaming, acho uma boa oportunidade para tirar algumas dúvidas (se não te importares). O meu budget está para 1600€ se possivel já com monitor 27". @NoobTuga tens alguma build em mente que aches que se adeque ao meu objetivo? Velocidade de processamento, 0 lags, possibilidade de dar upgrades etcs. Se calhar é uma boa ideia watercooling e uma caixa com boa isolação/acustica, por causa do ruido. Aguardo mais um tempo para ver se a 9ª gen compensa e tal? Um abraço!!
    fabiosilva gostou disto.
  20. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,432
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Não tenho qualquer problema em ajudar-te, só faço é questão que cries o teu tópico para não estar a misturar conteúdo aqui dentro deste (respeitar também o fim específico e o OP). Amanhã quando conseguir faço-te uma build, talvez já vai na linha com as ideias que tens tirado
    Cpt_Crunch gostou disto.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)